Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8670
Título: Evolução da experiência de usuários nas múltiplas realidades
Autor(es): NOGUTI, Isabel
Orientador(es): AOKI, Marcelo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Realidade virtual;Interação homem-máquina;Evolução tecnológica
Data do documento: 2021
Editor: 002
Referência Bibliográfica: NOGUTI, Isabel. Evolução da experiência de usuários nas múltiplas realidades, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor um estudo dos conceitos de Realidade Virtual, Aumentada e Mista, suas evoluções, aplicações e impactos no campo da Experiência de Usuário. A metodologia utiliza a pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Os resultados abrangem um panorama atual da variedade de dispositivos, ferramentas e técnicas aplicadas aos contextos das múltiplas realidades, e a análise de aspectos sob a ótica de avaliações relacionadas à ergonomia, desempenho e usabilidade. Foi possível levantar métricas específicas e discussões acerca de avaliações heurísticas em conjunto com demais metodologias, e notar o potencial de evolução nos campos abordados com a adoção de tecnologias como rastreamento ocular. Conclui-se que os estudos referentes à Experiência de usuário são aplicáveis aos cenários imersivos e devem acompanhar a evolução tecnológica, incorporando métricas específicas aos contextos de uso.
The objective of this work is to propose a study of the concepts involving Virtual, Augmented and Mixed Reality, their evolution, applications and impacts in the field of User Experience. The methodology uses exploratory, bibliographical, and documentary research. The results encompass a current panorama of great diversity in devices, tools and techniques applied to the context of multiple realities, and the analysis of their aspects from the perspective of User Experience like ergonomics, performance, and usability. It was possible to raise specific metrics and discussions about heuristic evaluations among other methodologies, and the noteworthy potential for evolution in these fields with the adoption of technologies such as eye tracking. In conclusion, studies regarding User Experience are applicable to immersive scenarios and must keep up with the technological evolution, incorporating specific metrics to the contexts of use.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8670
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ads_2021_2_isabel_noguti_evolucaodaexperienciadeusuariosnasmultiplasrealidades.pdf
  Restricted Access
791.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.