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dc.contributor.advisorAOKI, Marcelo-
dc.contributor.authorNOGUTI, Isabel-
dc.date.accessioned2022-05-25T17:29:43Z-
dc.date.available2022-05-25T17:29:43Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNOGUTI, Isabel. Evolução da experiência de usuários nas múltiplas realidades, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8670-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo propor um estudo dos conceitos de Realidade Virtual, Aumentada e Mista, suas evoluções, aplicações e impactos no campo da Experiência de Usuário. A metodologia utiliza a pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Os resultados abrangem um panorama atual da variedade de dispositivos, ferramentas e técnicas aplicadas aos contextos das múltiplas realidades, e a análise de aspectos sob a ótica de avaliações relacionadas à ergonomia, desempenho e usabilidade. Foi possível levantar métricas específicas e discussões acerca de avaliações heurísticas em conjunto com demais metodologias, e notar o potencial de evolução nos campos abordados com a adoção de tecnologias como rastreamento ocular. Conclui-se que os estudos referentes à Experiência de usuário são aplicáveis aos cenários imersivos e devem acompanhar a evolução tecnológica, incorporando métricas específicas aos contextos de uso.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to propose a study of the concepts involving Virtual, Augmented and Mixed Reality, their evolution, applications and impacts in the field of User Experience. The methodology uses exploratory, bibliographical, and documentary research. The results encompass a current panorama of great diversity in devices, tools and techniques applied to the context of multiple realities, and the analysis of their aspects from the perspective of User Experience like ergonomics, performance, and usability. It was possible to raise specific metrics and discussions about heuristic evaluations among other methodologies, and the noteworthy potential for evolution in these fields with the adoption of technologies such as eye tracking. In conclusion, studies regarding User Experience are applicable to immersive scenarios and must keep up with the technological evolution, incorporating specific metrics to the contexts of use.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002pt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.subjectEvolução tecnológicapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleEvolução da experiência de usuários nas múltiplas realidadespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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