Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8185
Título: Proposta de área de convivência na Etec Professor Massuyuki Kawano
Título(s) alternativo(s): Proposal for a living area at Etec Professor Massuyuki Kawano
Autor(es): SANTOS, Jéssica Gonçalves dos
SANTOS, Jéssica Pereira dos
Orientador(es): POLIDORO, Juliana Demarchi
LOPES, Alessandra Scalise Batista
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Cidadania
Data do documento: 27-Jun-2017
Editor: 136
Referência Bibliográfica: SANTOS, Jéssica Gonçalves dos; Jéssica Pereira dos Santos. Proposta de àrea de conveniência na Etec Professor Massuyuki Kawano, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Design de Interiores) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2017.)
Resumo: Introdução: A infraestrutura da escola precisa transmitir bem-estar aos frequentadores, ser adequada aos estudos e estimular o aprendizado. São vários pontos a serem observados, entre os quais estão: recepção, laboratórios, computadores, mesas, cadeiras, iluminação, e os espaços de convívio dentro deste ambiente escolar. O exercício da cidadania começa no ambiente escolar e este exercício se dá pela consciência de direitos e deveres, individuais e coletivos e pela progressiva autonomia e autodisciplina. O desenvolvimento de valores: responsabilidade, respeito, senso crítico (frente as suas atitudes e as do outro), solidariedade, senso de coletividade, autonomia e ética, é fundamental. Objetivo: pensando nestes valores, determinantes no crescimento do indivíduo, foi proposto a revitalização de um espaço sem uso na Escola Técnica Professor Massuyuki Kawano para convívio de pessoas. Metodologia: a partir de referências bibliográficas e documentais, foi elaborado todo o material teórico para suprir o entendimento do assunto na área destinada, em seguida fez-se análise do local com levantamento métrico e fotográfico, finalizando com a proposta de um ambiente funcional e apropriado, através de desenhos humanizados e técnicos, gerando a materialização da proposta com a execução do projeto em si. Resultados: um espaço pensado para o convívio e interação dos alunos em diversos períodos do dia foi o que norteou o projeto, semelhante a uma praça interna, utilizando materiais sustentáveis como pallets e pneus, transformando-os em bancos e floreiras, trazendo um toque de cor e funcionalidade para onde antes, não tinha qualquer uso.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8185
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROPOSTA DE AREA DE CONVIVENCIA NA ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO.pdf2.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.