Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8184
Title: Revitalização de sala de coordenação e sala de professores da Etec Prof. Massuyuki Kawano
Other Titles: Revitalization of the coordination room and teachers' room at Etec Prof. Massuyuki Kawano
Authors: SCARPANTE, Camilla Bueno
FERREIRA, Ednelson Gonçalves
SODRÉ, Gabriella de Almeida Rocha
MARCIANO, Laura Pereira dos Santos
ROCHA, Leonardo Lopes
SMANIOTTO, Vitor Guilherme
FERREIRA, Vitória Carolina
Advisor: LOPES, Alessandra Scalise Batista
POLIDORO, Juliana Demarchi
type of document: Monografia
Keywords: Design;Ambiente escolar
Issue Date: 27-Jun-2017
Publisher: 136
Citation: SCARPANTE, Camilla Bueno; FERREIRA, Ednelson Gonçalves; SODRÉ, Gabriella de Almeida Rocha; MARCIANO, Laura Pereira dos Santos; ROCHA, Leonardo Lopes; SMANIOTTO, Vitor; FERREIRA, Vitória Carolina. Revitalização de sala de coordenação ne sala de professores da Etec Prof. Massuyuki Kawano,2017.Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Design de Interiores) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2017.
Abstract: Um espaço bem organizado e funcional interfere positivamente no trabalho que nele é realizado, a organização é determinante no uso que fazemos dele. Um ambiente pode, por exemplo, convidar à introspecção ou favorecer o intercâmbio entre as pessoas. Na sala dos professores e sala de coordenação de uma escola isso é muito importante, pois além de ser um local de trabalho, também serve para muitas outras atividades. Na Escola Técnica professor Massuyuki Kawano a sala dos professores vem se transformando com o passar do tempo, antes havia uma mesa no centro e água à disposição dos docentes. Com os anos, foi-se agregando mobiliários como sofá, permitindo que o professor possa relaxar e conversar. Também houve uma instrumentalização desse espaço, que ganhou computadores e materiais de consulta, permitindo que se tornasse um ambiente de trabalho. Hoje, ela é vista também como lugar de descanso, espaço de trocas (pedagógicas, culturais, informativas) entre os educadores, ambiente para acesso a informações (notícias, artes, cultura, eventos etc.), para a realização de encontros e formação e também para lazer. Em outras palavras, deve ser um local agradável, mas informal e, ao mesmo tempo, fonte de riqueza pedagógica e cultural. Porém ainda passa a impressão de que não é um ambiente agradável para se estar, além de não estar organizada de forma adequada e não favorecer o fluxo de pessoas, bem como o acesso às opções que se tem no lugar. O espaço não está sendo utilizado – nem aproveitado com toda sua potencialidade. Objetivo: propor uma revitalização e reformulação nas salas dos professores e de coordenação da Etec de Tupã é objetivo deste trabalho. Metodologia: a partir de referências bibliográficas e documentais, foram elaborados todo o material teórico para o entendimento do assunto na área destinada, em seguida fez-se a análise do local com levantamento métrico e fotográfico, passando por uma pesquisa com os professores e coordenadores que fazem uso do local sobre as necessidades das futuras salas, finalizando com a proposta de um ambiente funcional e apropriado, através de desenhos humanizados e técnicos, gerando uma maquete física ilustrativa. Resultados: Nesta linha de pensamento organizacional, harmônico e exploratória, das potencialidades do lugar, a sala de coordenação também ganhou roupagem nova e redistribuição das ilhas de trabalho. Propusemos assim, diversas intervenções (mobiliário, novo layout, divisórias para setorização de atividades) muito interessantes que impactarão bastante no uso de ambas as salas quando a proposta for implantada. Palavras chave: sala dos professores; sala de coordenação; design de interiores; escola técnica; revitalização.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8184
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.