Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7663
Título: Cultura sustentável como estratégia competitiva do agronegócio
Título(s) alternativo(s): Sustainable culture as a competitive agribusiness strategy
Autor(es): MARTINS, Reginaldo Rodrigues
FANTINI, Marcos Maciel Lima
Orientador(es): FRACARO, Antonio Augusto
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Agricultura orgânica;Agronegócio;Competitividade
Data do documento: 4-Dez-2021
Editor: 171
Referência Bibliográfica: MARTINS, R. R.; Marcos FANTINI, M. L. FRACARO, A. A.Cultura sustentável como estratégia competitiva do agronegócio. 2021. Artigo de Graduação (Tecnologia em Agronegócio) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2021. Artigo apresentado no V Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2021, Jales-SP.
Resumo: O objetivo geral do artigo foi discorrer e analisar a Agricultura Sustentável como estratégia competitiva que pode ser alcançada por meio da implementação de culturas sustentáveis diversas no Agronegócio, tendo em vista que a preocupação ambiental deixou de ser algo restrito aos ambientalistas e passou a ocupar mais espaços nas corporações empresariais – assim como no Agronegócio ou até mesmo de pequenos ou grandes produtores rurais -. A partir de tal preocupação, passaram a deixar de lado a agricultura convencional e deram maior ênfase à agricultura orgânica. A metodologia utilizada para realização do artigo foi revisão bibliográfica, realizada através da exploração por meio de levantamento de artigos científicos em base de dados apropriadas, tais como: Scielo, domínio público e Google acadêmico. Os principais resultados apontam que as empresas podem manter seus lucros e ao mesmo tempo buscar equilíbrio entre o aspecto econômico, o ambiental e o social, e a agricultura orgânica pode ser uma estratégia competitiva nesse sentido.
The main goal of this paper was to discuss and analyze Sustainable Agriculture as a competitive strategy that can be achieved through the implementation of different sustainable cultures in Agribusiness, considering that the environmental concern is no longer something restricted to environmentalists and started to occupy more spaces in business corporations - as well as in Agribusiness or even small or large rural producers.. As a result of this concern, they began to leave conventional agriculture aside and place greater emphasis on organic agriculture. The used methodology to carry out the article was a bibliographic review, carried out through exploration through a survey of scientific articles in appropriate databases such as: Scielo, public domain, Google academic. The main results show that companies can maintain their profits and at the same time seek a balance between the economic, environmental and social aspects, and organic agriculture can be a competitive strategy in this regard.
Descrição: Artigo apresentado no V Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2021, Jales-SP.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7663
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
agronegocio_2021_2_reginaldo_rodrigues_martins_cultura_sustentavel_como_estrategia_competitiva.pdf179.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.