Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5810
Título: Criação de manual de convivência como estratégia para solução de conflitos nas organizações
Título(s) alternativo(s): Creation of a coexistence manual as a strategy for conflict resolution in organizations
Autor(es): COSTA, Raphaella Adrielly
Orientador(es): MORASCO, Claudia Maria Napolitano Sanchez
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Relações de trabalho;Produtividade;Conflito
Data do documento: Nov-2020
Editor: 269
Referência Bibliográfica: COSTA, Raphaella Adrielly. Criação de manual de convivência como estratégia para solução de conflitos nas organizações. 2020. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) – Fatec São Carlos, São Carlos, 2020.
Resumo: A concorrência acirrada e as estratégias para a manutenção da competitividade das organizações exigem cada vez mais um alto desempenho dos colaboradores internos. Este cenário gera conflitos devido a interesses divergentes entre pessoas e equipes, que podem afetar negativamente as metas da organização, degradam o clima organizacional e provocam desmotivação nas equipes de trabalho, situação esta, que é totalmente contrária a produtividade tão almejada pelas organizações. O objetivo desta pesquisa é demonstrar que a criação de Manual de Convivência que contenha práticas de inteligência emocional, comunicação assertiva, metodologia da comunicação não violenta, técnicas de negociação e um código de ética é uma estratégia que as organizações podem utilizar para manter a produtividade em ambiente que administre as relações interpessoais, estimulando o diálogo e a negociação. Para atingir esse objetivo realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo para levantar os pontos críticos geradores de conflitos entre os colaboradores internos de uma empresa do interior do estado de São Paulo na qual 1ª autora está vinculada. Estudos comprovam que a busca por soluções de conflitos organizacionais, consomem grande parte do tempo que deveria ser utilizado para a execução das tarefas e a manutenção da produtividade, desenvolver práticas que reduzam as consequências disfuncionais dos conflitos e aumentem o desempenho das organizações justifica esta pesquisa. Da análise dos resultados foi possível demonstrar que a criação do Manual de Convivência, sua ampla divulgação dentre os colaboradores e a inclusão de suas técnicas e metodologias nos treinamentos da empresa houve aumento da produtividade e redução de conflitos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5810
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.