Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5776
Título: Descarte de resíduos de medicamentos: análise dos problemas recorrentes, conscientização e programas de recolhimento.
Título(s) alternativo(s): Disposal of drug waste: analysis of recurring problems, awareness and collection programs.
Autor(es): BEZERRA, Ana Carolina Motz Cid
Orientador(es): TREVELIN, Ana Teresa Colenci
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Descarte de medicamentos;Contaminação de medicamentos
Data do documento: Dez-2020
Editor: 269
Referência Bibliográfica: BEZERRA, Ana Carolina Motz Cid. Descarte de resíduos de medicamentos: análise dos problemas recorrentes, conscientização e programas de recolhimento. 2021. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) – Fatec São Carlos, São Carlos, 2021.
Resumo: Este artigo evidencia o problema referente as consequências do descarte doméstico de resíduos de medicamentos. A contaminação por fármacos tem sido verificada em todo o mundo e a população tem sua parcela de responsabilidade no processo devendo estar esclarecida e envolvida no processo de conscientização da geração de resíduos bem como da importância do uso racional de medicamentos como sendo uma das medidas necessárias a diminuir as sobras decorrentes de aquisição desnecessária ou do não cumprimento do esquema terapêutico proposto. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Foi feito um estudo de caso com 60 universitários. Resultados apontam para a necessidade de programas de conscientização da população e na criação de leis em que estabelecimentos, como drogarias e farmácias sejam obrigadas a vender o medicamento fracionado, como medida essencial para a diminuição de descarte de medicamentos no ambiente.
Descrição: A aluna foi dispensada da Banca, pois teve seu artigo publicado em revista
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5776
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.