Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5776
Title: Descarte de resíduos de medicamentos: análise dos problemas recorrentes, conscientização e programas de recolhimento.
Other Titles: Disposal of drug waste: analysis of recurring problems, awareness and collection programs.
Authors: BEZERRA, Ana Carolina Motz Cid
Advisor: TREVELIN, Ana Teresa Colenci
type of document: Artigo científico
Keywords: Descarte de medicamentos;Contaminação de medicamentos
Issue Date: Dec-2020
Publisher: 269
Citation: BEZERRA, Ana Carolina Motz Cid. Descarte de resíduos de medicamentos: análise dos problemas recorrentes, conscientização e programas de recolhimento. 2021. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) – Fatec São Carlos, São Carlos, 2021.
Abstract: Este artigo evidencia o problema referente as consequências do descarte doméstico de resíduos de medicamentos. A contaminação por fármacos tem sido verificada em todo o mundo e a população tem sua parcela de responsabilidade no processo devendo estar esclarecida e envolvida no processo de conscientização da geração de resíduos bem como da importância do uso racional de medicamentos como sendo uma das medidas necessárias a diminuir as sobras decorrentes de aquisição desnecessária ou do não cumprimento do esquema terapêutico proposto. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Foi feito um estudo de caso com 60 universitários. Resultados apontam para a necessidade de programas de conscientização da população e na criação de leis em que estabelecimentos, como drogarias e farmácias sejam obrigadas a vender o medicamento fracionado, como medida essencial para a diminuição de descarte de medicamentos no ambiente.
Description: A aluna foi dispensada da Banca, pois teve seu artigo publicado em revista
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5776
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.