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Title: Dificuldades e desafios da comercialização de produtos orgânicos – um estudo na cidade de ourinhos – sp
Other Titles: Difficulties and challenges in the commercialization of organic products - a study in the city of ourinhos - sp
Authors: CASTRO, Marco Antonio Silva de
HORI, Amanda Naomi
INOUE, Priscila Hitomi
metadata.dc.type: Artigo científico
Keywords: Varejo;Consumidor;Produtos agrícolas orgânicos
Issue Date: 2021
Publisher: 275
Citation: CASTRO, Marco Antonio Silva de; HORI, Amanda Naomi; INOUE, Priscila Hitomi. Dificuldades e desafios da comercialização de produtos orgânicos – um estudo na cidade de ourinhos – SP. RGE - Revista de Gestão e Estratégia. Assis, v.1, n.3, p. 73-82, 2021. Disponível https://storage.googleapis.com/production-hostgator-brasil-v1-0-3/703/940703/o9vuz1RL/4dcfd66d9bbf497ab5b0067a65bc1fc1?fileName=RGE%20-%20Vol.1%20-%20N%C2%BA3%20-%202021.pdf. Acesso em 05 de maio de 2021.
Series/Report no.: Revista de Gestão e Estratégia - RGE; v.1, n.3, 2021
Abstract: A produção orgânica e sustentável vem crescendo a cada ano e o setor tem ganhado cada vez mais visibilidade no Brasil. Devido ao aumento da preocupação ambiental e socioeconômica, os produtos orgânicos vêm atraindo a atenção dos consumidores. Apesar da crescente importância e valorização desses produtos, agricultores e varejistas encontram algumas dificuldades técnicas, culturais e sociais nas fases de produção e comercialização. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar as principais dificuldades apontadas pelos comerciantes da cidade de Ourinhos na comercialização de produtos orgânicos aos consumidores. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizadas como ferramentas metodológicas a pesquisa bibliográfica e o estudo de campo por meio de um levantamento com varejistas de produtos orgânicos da cidade de Ourinhos. Os resultados mostraram que entre as dificuldades apontadas pelos comerciantes, a maior delas está na falta de conhecimento dos consumidores sobre a produção orgânica e todo o retorno econômico, social e ambiental gerado pelo sistema. Dessa forma, com base nesse estudo, são sugeridas algumas estratégias para lidar com as barreiras identificadas, a fim de contribuir para o desenvolvimento desse mercado ainda em formação.
Organic and sustainable production has been growing every year and the sector has gained more visibility in Brazil. Due to the increasing environmental and social-economic concern, organic product has been attracting the attention of consumers. Despite the growing importance and appreciation of these products, farmers and retailers find some technical, cultural and social difficulties in the production and marketing phases. Thus, the objective of this article was to analyze the main difficulties pointed out by traders in the city of Ourinhos in the commercialization of organic products to consumers. To achieve the proposed objective, bibliographic research and field study were used as methodological tools through a survey with organic product retailers in the city of Ourinhos. The results showed that among the difficulties pointed out by traders, the biggest one is the lack of consumers' knowledge about organic production and all the economic, social and environmental returns generated by the system. Thus, based on this study, some strategies are suggested to deal with the identified barriers, in order to contribute to the development of this evolving market
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5049
ISSN: 2674-6743
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