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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5049
Title: | Dificuldades e desafios da comercialização de produtos orgânicos – um estudo na cidade de ourinhos – sp |
Other Titles: | Difficulties and challenges in the commercialization of organic products - a study in the city of ourinhos - sp |
Authors: | CASTRO, Marco Antonio Silva de HORI, Amanda Naomi INOUE, Priscila Hitomi |
type of document: | Artigo científico |
Keywords: | Varejo;Consumidor;Produtos agrícolas orgânicos |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | 275 |
Citation: | CASTRO, Marco Antonio Silva de; HORI, Amanda Naomi; INOUE, Priscila Hitomi. Dificuldades e desafios da comercialização de produtos orgânicos – um estudo na cidade de ourinhos – SP. RGE - Revista de Gestão e Estratégia. Assis, v.1, n.3, p. 73-82, 2021. Disponível https://storage.googleapis.com/production-hostgator-brasil-v1-0-3/703/940703/o9vuz1RL/4dcfd66d9bbf497ab5b0067a65bc1fc1?fileName=RGE%20-%20Vol.1%20-%20N%C2%BA3%20-%202021.pdf. Acesso em 05 de maio de 2021. |
Series/Report no.: | Revista de Gestão e Estratégia - RGE; v.1, n.3, 2021 |
Abstract: | A produção orgânica e sustentável vem crescendo a cada ano e o
setor tem ganhado cada vez mais visibilidade no Brasil. Devido ao
aumento da preocupação ambiental e socioeconômica, os produtos
orgânicos vêm atraindo a atenção dos consumidores. Apesar da
crescente importância e valorização desses produtos, agricultores e
varejistas encontram algumas dificuldades técnicas, culturais e sociais
nas fases de produção e comercialização. Assim, o objetivo deste
artigo foi analisar as principais dificuldades apontadas pelos
comerciantes da cidade de Ourinhos na comercialização de produtos
orgânicos aos consumidores. Para atingir o objetivo proposto, foram
utilizadas como ferramentas metodológicas a pesquisa bibliográfica e
o estudo de campo por meio de um levantamento com varejistas de
produtos orgânicos da cidade de Ourinhos. Os resultados mostraram
que entre as dificuldades apontadas pelos comerciantes, a maior
delas está na falta de conhecimento dos consumidores sobre a
produção orgânica e todo o retorno econômico, social e ambiental
gerado pelo sistema. Dessa forma, com base nesse estudo, são
sugeridas algumas estratégias para lidar com as barreiras
identificadas, a fim de contribuir para o desenvolvimento desse
mercado ainda em formação. Organic and sustainable production has been growing every year and the sector has gained more visibility in Brazil. Due to the increasing environmental and social-economic concern, organic product has been attracting the attention of consumers. Despite the growing importance and appreciation of these products, farmers and retailers find some technical, cultural and social difficulties in the production and marketing phases. Thus, the objective of this article was to analyze the main difficulties pointed out by traders in the city of Ourinhos in the commercialization of organic products to consumers. To achieve the proposed objective, bibliographic research and field study were used as methodological tools through a survey with organic product retailers in the city of Ourinhos. The results showed that among the difficulties pointed out by traders, the biggest one is the lack of consumers' knowledge about organic production and all the economic, social and environmental returns generated by the system. Thus, based on this study, some strategies are suggested to deal with the identified barriers, in order to contribute to the development of this evolving market |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5049 |
ISSN: | 2674-6743 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos do CPS |
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DIFICULDADES-E-DESAFIOS-DA-COMERCIALIZAÇÃO-DE-PRODUTOS-ORGÂNICOS-–-UM-ESTUDO-NA-CIDADE-DE-OURINHOS-SP.pdf | 374.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
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