Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4732
Título: | A utilização de maquete didática para ensino de aterro sanitário para alunos do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | The use of didatic maquette for teaching landfil for high school students |
Autor(es): | RODRIGUES, Pedro Henrique Piva OSAGASSAWALA, Caio CARDOSO, Mariana Roberta SILVA, Nicholas dos Santos SILVA, Silvio César da |
Orientador(es): | ASSIS, Camila Molena de |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Educação ambiental;Aterros sanitários;Gestão ambiental |
Data do documento: | 28-Ago-2020 |
Editor: | 114 |
Referência Bibliográfica: | RODRIGUES, Pedro Henrique Piva; OSAGASSAWALA, Caio ; CARDOSO, Mariana Roberta ; SILVA, Nicholas dos Santos; SILVA, Silvio Cesar da. A utilização de maquete didática para ensino de aterro sanitário para alunos do ensino médio. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2020 |
Resumo: | Existem vários tipos de aprendizagem, uma delas é a aprendizagem significativa onde o foco é no papel do aprendiz e o processo de aprendizagem, que é construído através de interações feitas com o que já se sabe e o novo aprendizado. A educação ambiental contribui para a mudança de pensamentos em relação ao meio ambiente e seu equilíbrio sustentável. A proposta do trabalho é despertar o interesse do aluno no assunto, através de maquete, facilitando o aprendizado na materialização do conteúdo. O tema de aterro sanitário permite trabalhar a interdisciplinaridade, fazendo relação com as ciências da natureza. Utilizando questões retiradas de vestibulares e ENEM, após a apresentação das explicações foi realizada uma visita à uma escola de ensino médio na cidade de Jundiaí/SP. Observou-se pelos resultados que o 1o ano do ensino médio apresentou notas mais diversificadas que o 3o ano do ensino médio. Uma das alternativas para este diferencial é que o 3o ano já está mais acostumado com questões de múltipla escolha e tem um conhecimento mais condensado sobre os temas. There are several types of learning, one of which is the Significant Learning, which focuses on the learner and the learning process, built through interactions made with what is already known and new learning. Environmental education contributes for the change of thoughts about the environment and its sustainable balance. The proposal of the work is to stimulate the student's interest in the subject, through a model, facilitating the learning and materialization of the content. The theme of landfill sites allows interdisciplinarity to be worked on, relating to the natural sciences. Using questions taken from entrance exams and ENEM (National High School Exam), after the presentation and explanations, a visit was made to a high school in the city of Jundiaí, state of São Paulo. It was observed by the results that the students of the 1st year of high school presented more diversified grades than those of the 3rd year of high school. One of the alternatives for this differential is that 3rd year students are already more used to multiple choice questions and have a more condensed knowledge about the topics. |
Descrição: | Trabalho apresentado no Congresso Internacional de Educação e Tecnologias |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4732 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedro Henrique Piva Rodrigues, Caio Osagassawala,Mariana Roberta Cardoso, Nicholas dos Santos Silva e Silvio Cesar da Silva .pdf Restricted Access | 211.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.