Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4732
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorASSIS, Camila Molena de-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Pedro Henrique Piva-
dc.contributor.authorOSAGASSAWALA, Caio-
dc.contributor.authorCARDOSO, Mariana Roberta-
dc.contributor.authorSILVA, Nicholas dos Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Silvio César da-
dc.date.accessioned2021-03-03T22:08:12Z-
dc.date.available2021-03-03T22:08:12Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Pedro Henrique Piva; OSAGASSAWALA, Caio ; CARDOSO, Mariana Roberta ; SILVA, Nicholas dos Santos; SILVA, Silvio Cesar da. A utilização de maquete didática para ensino de aterro sanitário para alunos do ensino médio. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4732-
dc.descriptionTrabalho apresentado no Congresso Internacional de Educação e Tecnologiaspt_BR
dc.description.abstractExistem vários tipos de aprendizagem, uma delas é a aprendizagem significativa onde o foco é no papel do aprendiz e o processo de aprendizagem, que é construído através de interações feitas com o que já se sabe e o novo aprendizado. A educação ambiental contribui para a mudança de pensamentos em relação ao meio ambiente e seu equilíbrio sustentável. A proposta do trabalho é despertar o interesse do aluno no assunto, através de maquete, facilitando o aprendizado na materialização do conteúdo. O tema de aterro sanitário permite trabalhar a interdisciplinaridade, fazendo relação com as ciências da natureza. Utilizando questões retiradas de vestibulares e ENEM, após a apresentação das explicações foi realizada uma visita à uma escola de ensino médio na cidade de Jundiaí/SP. Observou-se pelos resultados que o 1o ano do ensino médio apresentou notas mais diversificadas que o 3o ano do ensino médio. Uma das alternativas para este diferencial é que o 3o ano já está mais acostumado com questões de múltipla escolha e tem um conhecimento mais condensado sobre os temas.pt_BR
dc.description.abstractThere are several types of learning, one of which is the Significant Learning, which focuses on the learner and the learning process, built through interactions made with what is already known and new learning. Environmental education contributes for the change of thoughts about the environment and its sustainable balance. The proposal of the work is to stimulate the student's interest in the subject, through a model, facilitating the learning and materialization of the content. The theme of landfill sites allows interdisciplinarity to be worked on, relating to the natural sciences. Using questions taken from entrance exams and ENEM (National High School Exam), after the presentation and explanations, a visit was made to a high school in the city of Jundiaí, state of São Paulo. It was observed by the results that the students of the 1st year of high school presented more diversified grades than those of the 3rd year of high school. One of the alternatives for this differential is that 3rd year students are already more used to multiple choice questions and have a more condensed knowledge about the topics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Ambientalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher114pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAterros sanitáriospt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleA utilização de maquete didática para ensino de aterro sanitário para alunos do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe use of didatic maquette for teaching landfil for high school studentspt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.