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Título: Estudo sobre o Duolingo Brasil: relação dos mascostes e na construção de identidade visual de marcas
Título(s) alternativo(s): Study on Duolingo Brazil: the relationship between mascots and the construction of brand visual identity
Autor(es): BESERRA, Beatirz Lima
FERNANDES, Beatriz Ribeiro
SANTOS, Bianca de Oliveira Pinheiro dos
LEMES, Gustavo dos Santos
Orientador(es): NASCIMENTO, Joelson Alves do
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Plataforma digital;Marcas de identificação
Data do documento: Nov-2025
Editor: 209
Referência Bibliográfica: BESERRA, Beatriz Lima; FERNANDES, Beatriz Ribeiro; SANTOS, Bianca de Oliveira Pinheiro dos; LEMES, Gustavos dos Santos. Estudo sobre o Duolingo Brasil: relação dos mascotes no branding e na construção de identidade visual de marcas. 2025. 94f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Desing de Mídias Digitais) Fatec Padre Danilo José de Oliveira Ohl, Barueri, 2025.
Resumo: Esta monografia analisa como as estratégias emocionais e humorísticas, incorporadas pelo mascote Duo, contribuem para a credibilidade do Duolingo no ambiente digital. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na semiótica, nos arquétipos de marca e no mapa emocional, para compreender de que modo a personalidade simbólica do Duo influencia a percepção do público. Além disso, utiliza os códigos culturais de Clotaire Rapaille para interpretar como o humor é recebido em diferentes contextos, considerando comparações exploratórias com países como Estados Unidos, Japão e Alemanha. Os resultados indicaram que o humor é percebido como elemento de engajamento e proximidade, mas pode gerar tensões quanto à credibilidade em setores que demandam maior seriedade. Conclui-se que o uso de humor no branding digital deve equilibrar leveza e autoridade, sobretudo em marcas educacionais.
This monograph analyzes how the emotional and humorous strategies embodied by the mascot Duo contribute to Duolingo’s credibility in the digital environment. The research adopts a qualitative approach, based on semiotics, brand archetypes, and the emotional map to understand how Duo’s symbolic personality influences audience perception. Besides, it applies Clotaire Rapaille’s cultural codes to interpret how humor is perceived across different contexts, including exploratory comparisons with countries, such as, the United States, Japan, and Germany. The results indicate that humor is perceived as an element of engagement and closeness, but it may also generate tensions regarding credibility in sectors that require greater seriousness. It was concluded that the use of humor in digital branding should balance lightness and authority, especially in educational brands.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40296
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