Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40296
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Joelson Alves do-
dc.contributor.authorBESERRA, Beatirz Lima-
dc.contributor.authorFERNANDES, Beatriz Ribeiro-
dc.contributor.authorSANTOS, Bianca de Oliveira Pinheiro dos-
dc.contributor.authorLEMES, Gustavo dos Santos-
dc.date.accessioned2025-12-23T19:09:03Z-
dc.date.available2025-12-23T19:09:03Z-
dc.date.issued2025-11-
dc.identifier.citationBESERRA, Beatriz Lima; FERNANDES, Beatriz Ribeiro; SANTOS, Bianca de Oliveira Pinheiro dos; LEMES, Gustavos dos Santos. Estudo sobre o Duolingo Brasil: relação dos mascotes no branding e na construção de identidade visual de marcas. 2025. 94f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Desing de Mídias Digitais) Fatec Padre Danilo José de Oliveira Ohl, Barueri, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40296-
dc.description.abstractEsta monografia analisa como as estratégias emocionais e humorísticas, incorporadas pelo mascote Duo, contribuem para a credibilidade do Duolingo no ambiente digital. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na semiótica, nos arquétipos de marca e no mapa emocional, para compreender de que modo a personalidade simbólica do Duo influencia a percepção do público. Além disso, utiliza os códigos culturais de Clotaire Rapaille para interpretar como o humor é recebido em diferentes contextos, considerando comparações exploratórias com países como Estados Unidos, Japão e Alemanha. Os resultados indicaram que o humor é percebido como elemento de engajamento e proximidade, mas pode gerar tensões quanto à credibilidade em setores que demandam maior seriedade. Conclui-se que o uso de humor no branding digital deve equilibrar leveza e autoridade, sobretudo em marcas educacionais.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph analyzes how the emotional and humorous strategies embodied by the mascot Duo contribute to Duolingo’s credibility in the digital environment. The research adopts a qualitative approach, based on semiotics, brand archetypes, and the emotional map to understand how Duo’s symbolic personality influences audience perception. Besides, it applies Clotaire Rapaille’s cultural codes to interpret how humor is perceived across different contexts, including exploratory comparisons with countries, such as, the United States, Japan, and Germany. The results indicate that humor is perceived as an element of engagement and closeness, but it may also generate tensions regarding credibility in sectors that require greater seriousness. It was concluded that the use of humor in digital branding should balance lightness and authority, especially in educational brands.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Design de Mídias Digitaispt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher209pt_BR
dc.subjectPlataforma digitalpt_BR
dc.subjectMarcas de identificaçãopt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleEstudo sobre o Duolingo Brasil: relação dos mascostes e na construção de identidade visual de marcaspt_BR
dc.title.alternativeStudy on Duolingo Brazil: the relationship between mascots and the construction of brand visual identitypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DUOLINGO.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open
Anexo-10 DUOLINGO.pdf
  Restricted Access
1.11 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.