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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40296| Title: | Estudo sobre o Duolingo Brasil: relação dos mascostes e na construção de identidade visual de marcas |
| Other Titles: | Study on Duolingo Brazil: the relationship between mascots and the construction of brand visual identity |
| Authors: | BESERRA, Beatirz Lima FERNANDES, Beatriz Ribeiro SANTOS, Bianca de Oliveira Pinheiro dos LEMES, Gustavo dos Santos |
| Advisor: | NASCIMENTO, Joelson Alves do |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Plataforma digital;Marcas de identificação |
| Issue Date: | Nov-2025 |
| Publisher: | 209 |
| Citation: | BESERRA, Beatriz Lima; FERNANDES, Beatriz Ribeiro; SANTOS, Bianca de Oliveira Pinheiro dos; LEMES, Gustavos dos Santos. Estudo sobre o Duolingo Brasil: relação dos mascotes no branding e na construção de identidade visual de marcas. 2025. 94f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Desing de Mídias Digitais) Fatec Padre Danilo José de Oliveira Ohl, Barueri, 2025. |
| Abstract: | Esta monografia analisa como as estratégias emocionais e humorísticas, incorporadas
pelo mascote Duo, contribuem para a credibilidade do Duolingo no ambiente digital. A
pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na semiótica, nos
arquétipos de marca e no mapa emocional, para compreender de que modo a
personalidade simbólica do Duo influencia a percepção do público. Além disso, utiliza
os códigos culturais de Clotaire Rapaille para interpretar como o humor é recebido em
diferentes contextos, considerando comparações exploratórias com países como
Estados Unidos, Japão e Alemanha. Os resultados indicaram que o humor é percebido
como elemento de engajamento e proximidade, mas pode gerar tensões quanto à
credibilidade em setores que demandam maior seriedade. Conclui-se que o uso de
humor no branding digital deve equilibrar leveza e autoridade, sobretudo em marcas
educacionais. This monograph analyzes how the emotional and humorous strategies embodied by the mascot Duo contribute to Duolingo’s credibility in the digital environment. The research adopts a qualitative approach, based on semiotics, brand archetypes, and the emotional map to understand how Duo’s symbolic personality influences audience perception. Besides, it applies Clotaire Rapaille’s cultural codes to interpret how humor is perceived across different contexts, including exploratory comparisons with countries, such as, the United States, Japan, and Germany. The results indicate that humor is perceived as an element of engagement and closeness, but it may also generate tensions regarding credibility in sectors that require greater seriousness. It was concluded that the use of humor in digital branding should balance lightness and authority, especially in educational brands. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40296 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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