Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40279
Title: Manual do mundo a educação no youtube: a plataforma como ferramenta de aprendizado
Other Titles: Manual do mundo: education on youtube: the platform as a learning tool
Authors: SOUZA, Mariana Moreno Medina de
Advisor: CAMPOS, Marina da Costa
type of document: Monografia
Keywords: Vídeo;Educação.;Efeito da comunicação
Issue Date: Nov-2025
Publisher: 209
Citation: SOUZA, Mariana Moreno Medina de Manual do mundo a educação no youtube: a plataforma como ferramenta de aprendizagem. 2025. 26f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Desing de Mídias Digitais) Fatec Padre Danilo José de Oliveira Ohl, Barueri, 2025.
Abstract: O YouTube se consolidou como uma das principais ferramentas de aprendizado informal, oferecendo acesso gratuito a conteúdos educacionais em diversos formatos, como vídeoaulas, tutoriais e transmissões ao vivo. No entanto, a ausência de curadoria acadêmica pode comprometer a qualidade das informações disponíveis. Este estudo investiga o papel do canal Manual do Mundo na formação de conhecimento, analisando seus diferentes formatos de vídeos e as estratégias de engajamento do público. A hipótese central é que técnicas eficazes de engajamento contribuem para a retenção do conhecimento, enquanto a falta de controle de qualidade pode dificultar um aprendizado estruturado. O trabalho busca evidenciar o potencial do YouTube na educação digital, identificar desafios e propor recomendações para otimizar o uso da plataforma como ferramenta de ensino.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40279
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANUAL DO MUNDO.pdf
  Restricted Access
5.15 MBAdobe PDFView/Open Request a copy
Anexo-10 MANUAL DO MUNDO.docx
  Restricted Access
85.35 kBMicrosoft Word XMLView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.