Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40279| Title: | Manual do mundo a educação no youtube: a plataforma como ferramenta de aprendizado |
| Other Titles: | Manual do mundo: education on youtube: the platform as a learning tool |
| Authors: | SOUZA, Mariana Moreno Medina de |
| Advisor: | CAMPOS, Marina da Costa |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Vídeo;Educação.;Efeito da comunicação |
| Issue Date: | Nov-2025 |
| Publisher: | 209 |
| Citation: | SOUZA, Mariana Moreno Medina de Manual do mundo a educação no youtube: a plataforma como ferramenta de aprendizagem. 2025. 26f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Desing de Mídias Digitais) Fatec Padre Danilo José de Oliveira Ohl, Barueri, 2025. |
| Abstract: | O YouTube se consolidou como uma das principais ferramentas de aprendizado informal, oferecendo acesso gratuito a conteúdos educacionais em diversos formatos, como vídeoaulas, tutoriais e transmissões ao vivo. No entanto, a ausência de curadoria acadêmica pode comprometer a qualidade das informações disponíveis. Este estudo investiga o papel do canal Manual do Mundo na formação de conhecimento, analisando seus diferentes formatos de vídeos e as estratégias de engajamento do público. A hipótese central é que técnicas eficazes de engajamento contribuem para a retenção do conhecimento, enquanto a falta de controle de qualidade pode dificultar um aprendizado estruturado. O trabalho busca evidenciar o potencial do YouTube na educação digital, identificar desafios e propor recomendações para otimizar o uso da plataforma como ferramenta de ensino. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40279 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MANUAL DO MUNDO.pdf Restricted Access | 5.15 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy | |
| Anexo-10 MANUAL DO MUNDO.docx Restricted Access | 85.35 kB | Microsoft Word XML | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.