Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40155
Título: A importância do plano estratégico para pequenas empresas
Título(s) alternativo(s): The importance of a strategic plan for small businesses
Autor(es): SANTOS, Jessica Aparecida Pereira dos
PEREIRA, Ana Julia da Fonseca
Orientador(es): SERVIDONI, Mônica Cristina
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Administração;Planejamento estratégico;Empresas
Data do documento: 12-Dez-2025
Editor: 176
Referência Bibliográfica: SANTOS, Jessica Aparecida Pereira dos; PEREIRA, Ana Julia da Fonseca. A importância do plano estratégico para pequenas empresas. 2025. Artigo Científico (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2025.
Resumo: O planejamento estratégico é uma ferramenta de essencial importância para a gestão das empresas, independentemente do porte ou ramo de atividade. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo propor um modelo de planejamento estratégico que auxilie na tomada de decisões em uma metalúrgica de pequeno porte. Para atender ao objetivo proposto, realizou-se um estudo de caso por meio dos dados inseridos no sistema de gestão da empresa e relatórios financeiros disponibilizados pela contabilidade, compreendendo o período de 2022 a 2024, complementando com livros, artigos, monografias, teses de mestrado e doutorado publicados em sites de internet. Em seguida, foram identificadas as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) da empresa por meio do conceito de Matriz SWOT e proposto um roteiro para a implementação do planejamento estratégico. Com a implementação do planejamento estratégico, espera-se que a empresa tenha pelo menos duas principais vantagens: organize o ambiente interno e diversifique sua carteira de clientes potenciais, alcançando assim a lucratividade de forma sustentável.
Strategic planning is an essential tool for business management, regardless of size or industry. Therefore, this study aims to propose a strategic planning model to aid decision making in a small metalworking company. To achieve this objective, a case study was conducted using data entered into the company's management system and financial reports provided by the accounting department, covering the period 2022 to 2024, supplemented by books, articles, monographs, and master's and doctoral theses published on websites. Subsequently, the company's strengths, weaknesses, opportunities, and threats were identified using the SWOT matrix, and a roadmap for implementing strategic planning was proposed. By implementing strategic planning, the company is expected to achieve at least two main advantages: organizing its internal environment and diversifying its potential customer base, thus achieving sustainable profitability.
Descrição: Artigo publicado na revista "Ciência & Tecnologia": Fatec Nilo de Stéfani, Jaboticabal (SP), v. 17, n. 1, e17101, 2025. ISSN 2178-9436.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40155
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestao_empresarial_2025_2_jessica_aparecida_pereira_dos_santos_a_importancia.pdf237.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.