Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40155
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSERVIDONI, Mônica Cristina-
dc.contributor.authorSANTOS, Jessica Aparecida Pereira dos-
dc.contributor.authorPEREIRA, Ana Julia da Fonseca-
dc.date.accessioned2025-12-22T15:43:11Z-
dc.date.available2025-12-22T15:43:11Z-
dc.date.issued2025-12-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Jessica Aparecida Pereira dos; PEREIRA, Ana Julia da Fonseca. A importância do plano estratégico para pequenas empresas. 2025. Artigo Científico (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40155-
dc.descriptionArtigo publicado na revista "Ciência & Tecnologia": Fatec Nilo de Stéfani, Jaboticabal (SP), v. 17, n. 1, e17101, 2025. ISSN 2178-9436.pt_BR
dc.description.abstractO planejamento estratégico é uma ferramenta de essencial importância para a gestão das empresas, independentemente do porte ou ramo de atividade. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo propor um modelo de planejamento estratégico que auxilie na tomada de decisões em uma metalúrgica de pequeno porte. Para atender ao objetivo proposto, realizou-se um estudo de caso por meio dos dados inseridos no sistema de gestão da empresa e relatórios financeiros disponibilizados pela contabilidade, compreendendo o período de 2022 a 2024, complementando com livros, artigos, monografias, teses de mestrado e doutorado publicados em sites de internet. Em seguida, foram identificadas as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) da empresa por meio do conceito de Matriz SWOT e proposto um roteiro para a implementação do planejamento estratégico. Com a implementação do planejamento estratégico, espera-se que a empresa tenha pelo menos duas principais vantagens: organize o ambiente interno e diversifique sua carteira de clientes potenciais, alcançando assim a lucratividade de forma sustentável.pt_BR
dc.description.abstractStrategic planning is an essential tool for business management, regardless of size or industry. Therefore, this study aims to propose a strategic planning model to aid decision making in a small metalworking company. To achieve this objective, a case study was conducted using data entered into the company's management system and financial reports provided by the accounting department, covering the period 2022 to 2024, supplemented by books, articles, monographs, and master's and doctoral theses published on websites. Subsequently, the company's strengths, weaknesses, opportunities, and threats were identified using the SWOT matrix, and a roadmap for implementing strategic planning was proposed. By implementing strategic planning, the company is expected to achieve at least two main advantages: organizing its internal environment and diversifying its potential customer base, thus achieving sustainable profitability.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher176pt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância do plano estratégico para pequenas empresaspt_BR
dc.title.alternativeThe importance of a strategic plan for small businessespt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_empresarial_2025_2_jessica_aparecida_pereira_dos_santos_a_importancia.pdf237.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.