Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39932
Título: Descrevendo os verbos modais alemães können e müssen: funcionamento, estrutura e estratégia de estudo
Título(s) alternativo(s): Describing the German modal verbs können and müssen: function, structure and study strategy
Autor(es): YAMASHITA, Nara Hitomi
Orientador(es): MELLO, Suzana Campos de Albuquerque
Outro(s) contribuidor(es): LOPES, Carlos Barbosa
PEREIRA, Marina Sundfeld
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Língua alemã;Ensino e aprendizagem
Data do documento: 15-Dez-2025
Editor: 002
Referência Bibliográfica: YAMASHITA, Nara Hitomi. Descrevendo os verbos modais alemães können e müssen: funcionamento, estrutura e estratégia de estudo, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Secretariado e Assessoria Internacional) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: Dentro dos seis verbos modais existentes na língua alemã (können, müssen, wollen, dürfen, sollen e mögen), a presente monografia trata de können e müssen, em contexto, ou seja, dentro de uma oração e da elucidação sobre seu funcionamento utilizando critérios sintático e semântico estabelecendo um estudo comparativo do alemão (DE) com o português (PT-BR) e inglês (ENG). Exemplos de como estruturar as orações serão apresentados para a compreensão dos principais pontos de dificuldade de acordo com o questionário aplicado aos alunos matriculados em Alemão II e III, nível A1.1, dos cursos de Secretariado (Secretariado e Assessoria Internacional) e Turismo (Gestão de Turismo) da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Concluiu-se que as três principais dificuldades sobre os verbos modais foram, primeira: conjugação; segunda: compreensão dos sentidos e significados; terceira: colocação na frase, e, a partir disso, será exposta a função, sentido, significado e diferenciação dos modais em diferentes orações comparando-as com seus equivalentes no português e inglês. Por fim, será apresentada uma estratégia de estudos com flash cards baseada no questionário aplicado. Além do âmbito pessoal, este trabalho visa incentivar o uso da língua alemã nas trajetórias profissionais dos formandos.
Among the six modal verbs existing in the German language (können, müssen, wollen, dürfen, sollen and mögen), this monograph deals with können and müssen in context, that is, within a sentence, and elucidates their functioning using syntactic and semantic criteria, establishing a comparative study of German (DE) with Portuguese (PT-BR) and English (ENG). Lexical structures will be exemplified to understand the main points of difficulty, based on a questionnaire administered to students enrolled in German II and III, level A1.1, in the Secretarial (Secretarial and International Affairs) and Tourism (Tourism Management) courses at the Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). It was concluded that the three main difficulties regarding modal verbs were: first, conjugation; second, understanding their meanings; and third, their placement in the sentence. Based on this, the function, meaning, and differentiation of modal verbs in various sentences will be presented, comparing them with their equivalents in Portuguese and English. Finally, a study strategy using flashcards based on the questionnaire will be presented. Beyond the personal sphere, this work aims to encourage the use of the German language in the professional careers of graduates.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39932
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
automacaodeescritoriosesecretariado_2025_2_Narahitomiyamashita_descrevendoosverbosmodaisalemaes.pdf
  Restricted Access
1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.