Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39799
Title: A influência da ruptura de estoques sobre a percepção de qualidade da operação do varejista pelos consumidores
Other Titles: The influence of stockouts on consumers' perception of the quality of the retailer's operation.
Authors: FEIJÓ, Cleiton Mendes Gonçalves
SILVA, Daniele da
SILVA, João Vitor da
MIRANDA, Patrick Gabriel Bordignon
Advisor: CARVALHO, Marcelo
Other contributor: GARCIA, Gustavo Cardoso
MOTTA, Sérgio Luis Stirbolov
type of document: Artigo Científico
Keywords: Estoques (gerenciamento);Administração de estoques;Clientes - Fidelização
Issue Date: 4-Dec-2025
Publisher: 265
Citation: FEIJÓ, Cleiton Mendes Gonçalves; SILVA, Daniele da; SILVA, João Vitor; MIRANDA, Patrick Gabriel Bordignon, 2025. A influência da ruptura de estoques sobre a percepção da qualidade da operação do varejista pelos consumidores. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec de São Roque – Dr. Bernardino de Campos, São Roque, 2025.
Abstract: Este estudo investigou como as rupturas de estoque afetam a percepção dos consumidores sobre a qualidade do serviço oferecido pelo varejista. Por meio de pesquisa experimental, os resultados indicaram que altos índices de ruptura prejudicam a avaliação da qualidade da operação e a reputação da loja. A pesquisa destaca a importância de os gerentes investirem em melhorias na gestão de estoques para evitar rupturas, preservando a imagem da loja. Conclui-se que a disponibilidade de produtos é essencial para a satisfação, confiança, fidelização e competitividade no mercado.
This study investigated how stockouts affect consumers' perception of the quality of service offered by retailers. Through experimental research, the results indicated that high stockout rates negatively impact the evaluation of operational quality and the store's reputation. The research highlights the importance of managers investing in improvements in inventory management to avoid stockouts, thus preserving the store's image. It concludes that product availability is essential for satisfaction, trust, loyalty, and competitiveness in the market.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39799
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cleiton_aut.pdf
  Restricted Access
1.09 MBAdobe PDFView/Open Request a copy
TG versão final - influência na ruptura de estoques .pdf748.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.