Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39554
Título: Avaliação da eficácia do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) na prevenção de acidentes em canteiros de obras de pequeno e médio porte em São José do Rio Preto/SP
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the effectiveness of using personal protective equipment (PPE) and collective protective equipment (CPE) in preventing accidents on small and medium-sized construction sites in São José do Rio Preto/SP
Autor(es): FERREIRA, Eduardo Francisco
LIMA, José Augusto Rebonatti de
DOMINGUES, Kayo Vinícius Soares
ROSA, Nilmar da Conceição
DAMIANI, Pedro Augusto
Orientador(es): PALMIERI, Cristiane Neves
Tipo documental: Projeto de Pesquisa
Palavras-chave: Equipamento de proteção individual;Construção civil
Data do documento: 14-Nov-2025
Editor: 098
Referência Bibliográfica: FERREIRA, Eduardo Francisco; LIMA, José Augusto Rebonatti de; DOMINGUES, Kayo Vinícius Soares; ROSA, Nilmar da Conceição; DAMIANI, Pedro Augusto. Avaliação da eficácia do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) na prevenção de acidentes em canteiros de obras de pequeno e médio porte em São José do Rio Preto/SP. 2025. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Edificações) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2025.
Resumo: A construção civil é um dos setores que mais contribuem para o desenvolvimento do país, porém também se destaca pelos elevados índices de acidentes de trabalho. Esse cenário evidencia a necessidade de práticas eficazes de prevenção, nas quais o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) desempenha um papel fundamental. A adoção desses dispositivos, quando realizada de forma correta e aliada a uma gestão de segurança estruturada, reduz significativamente a probabilidade de ocorrências que podem comprometer a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Apesar da importância reconhecida das medidas de proteção, muitas obras ainda apresentam falhas relacionadas ao fornecimento, supervisão e uso efetivo dos Equipamentos de Proteção. Entre os principais fatores críticos estão a falta de conscientização dos trabalhadores, o monitoramento insuficiente por parte das empresas e a ausência de uma cultura de segurança consolidada. Tais fragilidades potencializam riscos à saúde dos trabalhadores, além de poder gerar outros tipos de acidentes recorrentes no ambiente da construção civil. Nesse contexto, torna-se essencial analisar a eficácia da utilização dos Equipamentos de Proteção individual e coletivo em canteiros de obras de pequeno e médio porte, que frequentemente operam com estruturas reduzidas de gestão e controle quando comparados a grandes empreendimentos. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso busca investigar de que maneira o uso adequado de medidas de proteção individual e coletiva impacta na redução de acidentes na construção civil, destacando a importância do cumprimento das normas vigentes.
A construção civil é um dos setores que mais contribuem para o desenvolvimento do país, porém também se destaca pelos elevados índices de acidentes de trabalho. Esse cenário evidencia a necessidade de práticas eficazes de prevenção, nas quais o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) desempenha um papel fundamental. A adoção desses dispositivos, quando realizada de forma correta e aliada a uma gestão de segurança estruturada, reduz significativamente a probabilidade de ocorrências que podem comprometer a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Apesar da importância reconhecida das medidas de proteção, muitas obras ainda apresentam falhas relacionadas ao fornecimento, supervisão e uso efetivo dos Equipamentos de Proteção. Entre os principais fatores críticos estão a falta de conscientização dos trabalhadores, o monitoramento insuficiente por parte das empresas e a ausência de uma cultura de segurança consolidada. Tais fragilidades potencializam riscos à saúde dos trabalhadores, além de poder gerar outros tipos de acidentes recorrentes no ambiente da construção civil. Nesse contexto, torna-se essencial analisar a eficácia da utilização dos Equipamentos de Proteção individual e coletivo em canteiros de obras de pequeno e médio porte, que frequentemente operam com estruturas reduzidas de gestão e controle quando comparados a grandes empreendimentos. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso busca investigar de que maneira o uso adequado de medidas de proteção individual e coletiva impacta na redução de acidentes na construção civil, destacando a importância do cumprimento das normas vigentes.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39554
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.