Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38996
Title: Marketing e redes sociais para microempreendedores das regiões periféricas: estratégias de relacionamento e engajamento digital
Authors: DENOBI, Maria Ribeiro dos Santos
BATISTA, Nathalia Vitória Soares
Advisor: HOMENKO NETO, Alexander
type of document: Monografia
Keywords: Marketing;Redes sociais;Microempresas;Periferia;Empreendedor
Issue Date: Nov-2024
Publisher: 272
Citation: DENOBI, Maiara Ribeiro dos Santos; BATISTA, Nathalia Vitória Soares. Marketing e redes sociais para microempreendedores das regiões periféricas: estratégias de relacionamento e engajamento digital. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Marketing) – Faculdade de Tecnologia Sebrae, São Paulo, 2024.
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias de marketing e engajamento digital utilizadas por microempreendedores das classes C e D de regiões periféricas, com foco no uso de redes sociais. A pesquisa investiga como diversas ferramentas mercadológicas, como marketing de relacionamento, marketing digital estratégico, marketing de conteúdo e neuromarketing, são aplicadas para estabelecer conexões com os consumidores e aumentar a fidelização dos clientes. O trabalho explora o impacto dessas ferramentas no fortalecimento da presença digital e na construção de engajamento, aspectos essenciais para microempreendedores com recursos limitados. Além disso, busca-se compreender como essas estratégias podem ser executadas de maneira prática e acessível, considerando o contexto pós-pandemia, em que o digital se torna o principal (ou único) canal de vendas para esse público. A pesquisa é embasada em um estudo de caso, que valida as práticas de um microempreendedor que utiliza as redes sociais como sua plataforma de vendas principal, identificando os desafios e oportunidades para criar um relacionamento duradouro e implementar estratégias digitais eficazes.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38996
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.