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Título: O endomarketing nas grandes empresas e seus efeitos
Título(s) alternativo(s): Internal marketing in large companies and its effects
Autor(es): NOGUEIRA, Caroline
PINFILDI, Isabelle
OLIVEIRA, Jéssica Hellen
Orientador(es): SANTOS, Luiz Carlos Terra dos
Outro(s) contribuidor(es): LUNA, Ana Paula Martiniano de
SANTOS, Carlos Roberto Ramalho dos
SILVA, Luiz Carlos Ribeiro da
MATOS, Rute Marivan Pinheiro de
ALMEIDA JUNIOR, Armando de
Tipo documental: Projeto de Pesquisa
Palavras-chave: Endomarketing;Comunicação interna;Comunicação na administração;Empresas
Data do documento: 2017
Editor: 041
Referência Bibliográfica: NOGUERIA, Caroline; PINFILDI, Isabelle; OLIVEIRA, Jéssica Hellen. O endomarketing nas grandes empresas e seus efeitos. Projeto de Pesquisa. (Curso Técnico em Administração) -- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2017
Resumo: Este trabalho traz uma análise de comunicação interna, sobre a questão da eficácia da ferramenta do endomarketing nas grandes empresas. Identificando fatores de satisfação e/ou insatisfação com o processo de comunicação interna, verificando barreiras existentes, tomando os valores pessoais alinhados com o da empresa. O objetivo geral deste trabalho foi realizar um comparativo entre a literatura e a prática sobre a implantação do endomarketing em grandes empresas. Para isto, foi feita uma pesquisa de campo para descobrir se o endomarketing é uma boa ferramenta e quais os impactos causados após sua implantação. O método utilizado na formulação desta pesquisa é o dedutivo-empírico, pois através dele foi possível analisar de forma racional e objetiva se o endomarketing e, na prática, uma boa ferramenta ou não. Foi utilizada a abordagem qualitativa, pois não se prioriza a coleta de dados, e sim, o entendimento do objeto de estudo como um todo. Através da aplicação do questionário e observação do participante. Os resultados obtidos na pesquisa foram positivos, para os quais os colaboradores se mostram motivados depois da implantação do endomarketing. Conclui-se que o que é dito na literatura condiz com a prática quando aplicado corretamente, visando a importância da comunicação interna nas organizações.
This work presents an analysis of internal communication, focusing on the effectiveness of internal marketing tools in large companies. It identifies factors of satisfaction and/or dissatisfaction with the internal communication process, verifies existing barriers, and considers how personal values ​​align with those of the company. The overall objective of this work was to compare the literature with the practice of implementing internal marketing in large companies. To this end, field research was conducted to discover if internal marketing is a good tool and what impacts it causes after implementation. The method used in formulating this research is deductive-empirical, as it allowed for a rational and objective analysis of whether internal marketing is, in practice, a good tool or not. A qualitative approach was used, as it prioritizes understanding the object of study as a whole, rather than data collection. This was achieved through the application of a questionnaire and participant observation. The results obtained in the research were positive, showing that employees are motivated after the implementation of internal marketing. In conclusion, what is stated in the literature aligns with practice when applied correctly, highlighting the importance of internal communication in organizations.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38506
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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