Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38506
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Luiz Carlos Terra dos-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Caroline-
dc.contributor.authorPINFILDI, Isabelle-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Jéssica Hellen-
dc.contributor.otherLUNA, Ana Paula Martiniano de-
dc.contributor.otherSANTOS, Carlos Roberto Ramalho dos-
dc.contributor.otherSILVA, Luiz Carlos Ribeiro da-
dc.contributor.otherMATOS, Rute Marivan Pinheiro de-
dc.contributor.otherALMEIDA JUNIOR, Armando de-
dc.date.accessioned2025-11-14T12:28:35Z-
dc.date.available2025-11-14T12:28:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationNOGUERIA, Caroline; PINFILDI, Isabelle; OLIVEIRA, Jéssica Hellen. O endomarketing nas grandes empresas e seus efeitos. Projeto de Pesquisa. (Curso Técnico em Administração) -- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38506-
dc.description.abstractEste trabalho traz uma análise de comunicação interna, sobre a questão da eficácia da ferramenta do endomarketing nas grandes empresas. Identificando fatores de satisfação e/ou insatisfação com o processo de comunicação interna, verificando barreiras existentes, tomando os valores pessoais alinhados com o da empresa. O objetivo geral deste trabalho foi realizar um comparativo entre a literatura e a prática sobre a implantação do endomarketing em grandes empresas. Para isto, foi feita uma pesquisa de campo para descobrir se o endomarketing é uma boa ferramenta e quais os impactos causados após sua implantação. O método utilizado na formulação desta pesquisa é o dedutivo-empírico, pois através dele foi possível analisar de forma racional e objetiva se o endomarketing e, na prática, uma boa ferramenta ou não. Foi utilizada a abordagem qualitativa, pois não se prioriza a coleta de dados, e sim, o entendimento do objeto de estudo como um todo. Através da aplicação do questionário e observação do participante. Os resultados obtidos na pesquisa foram positivos, para os quais os colaboradores se mostram motivados depois da implantação do endomarketing. Conclui-se que o que é dito na literatura condiz com a prática quando aplicado corretamente, visando a importância da comunicação interna nas organizações.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents an analysis of internal communication, focusing on the effectiveness of internal marketing tools in large companies. It identifies factors of satisfaction and/or dissatisfaction with the internal communication process, verifies existing barriers, and considers how personal values ​​align with those of the company. The overall objective of this work was to compare the literature with the practice of implementing internal marketing in large companies. To this end, field research was conducted to discover if internal marketing is a good tool and what impacts it causes after implementation. The method used in formulating this research is deductive-empirical, as it allowed for a rational and objective analysis of whether internal marketing is, in practice, a good tool or not. A qualitative approach was used, as it prioritizes understanding the object of study as a whole, rather than data collection. This was achieved through the application of a questionnaire and participant observation. The results obtained in the research were positive, showing that employees are motivated after the implementation of internal marketing. In conclusion, what is stated in the literature aligns with practice when applied correctly, highlighting the importance of internal communication in organizations.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher041pt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectComunicação na administraçãopt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO endomarketing nas grandes empresas e seus efeitospt_BR
dc.title.alternativeInternal marketing in large companies and its effectspt_BR
dc.typeProjeto de Pesquisapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_2017_caroline_nogueira_o_endomarketing_nas_grande.pdf
  Restricted Access
11.31 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.