Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37137
Título: Análise de satisfação do cliente como estratégia de fidelização
Autor(es): SANTOS, Aline Sthefany dos
SILVA, Maria Fernanda De Souza
Orientador(es): FREITAS, Marco Aurélio Martins de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Consumidor;Administração
Data do documento: Jul-2025
Editor: 120
Referência Bibliográfica: SANTOS, Aline Sthefany dos; SILVA, Maria Fernanda de Souza. Análise de satisfação do cliente como estratégia de fidelização. Orientador: Marco Aurélio Martins de Freitas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Empresarial) - Fatec Mário Robertson de Sylos Filho, Mococa, 2025.
Resumo: O mercado empresarial vem sendo marcado por uma série de mudanças ao longo dos anos, desde questões geopolíticas até o aumento de competitividade e redução nas margens de lucro. Para se manterem saudáveis neste setor, as empresas precisam buscar por instrumentos que aumentem o seu valor em relação às outras, sem perder em outros aspectos. Nesse sentido, a fidelização se mostra como uma opção extremamente importante, atrelada ao inerente senso de satisfação do cliente. Em vista dessas palavras, o presente teve trabalho como objetivo geral compreender e analisar, usando o método de revisão de literatura, os mecanismos que fazem da satisfação do cliente uma estratégia de fidelização, e específicos incluem analisar o conceito de satisfação do cliente, compreender o que é a fidelização no âmbito da administração e contextualizar, a partir da visão da revisão, os dois conceitos acima abordados, buscando uma visão amplificada do assunto. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, em bases de dados científicas, e os resultados apontam que os artigos analisados frisam a relevância da satisfação para fidelizar o consumidor, independentemente do tipo de empresa, e que os empresários podem lançar mão de certas ferramentas de gestão, como o CMR, para alcançar as melhores condições.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37137
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc- Aline e Maria - 01-07.pdf
  Restricted Access
700.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TA - Aline e Maria - 01-07.pdf
  Restricted Access
430.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.