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Título: A falha da ergonomia nas empresas de telemarketing
Título(s) alternativo(s): The failure of ergonomics in telemarketing companies
Autor(es): MARTNS, Brenda Conceição
BRITO, Debora Santos
SANTOS, Maiara Rodrigues dos
SANTOS, Manuela de Freitas
SILVA, Maria Tauane da
Orientador(es): SANTOS, Luiz Carlos Terra dos
Outro(s) contribuidor(es): LUNA, Ana Paula Martiniano de
SANTOS, Carlos Roberto Ramalho dos
SILVA, Luiz Carlos Ribeiro da
MATOS, Rute Marivan Pinheiro de
NASCIMENTO FILHO, Cícero
Tipo documental: Projeto de Pesquisa
Palavras-chave: Ergonomia no trabalho;Telemarketing;Qualidade de vida no trabalho;Doenças ocupacionais
Data do documento: 2019
Editor: 041
Referência Bibliográfica: MARTINS, Brenda Conceição; BRITO, Debora Santos; SANTOS , Maiara Rorigues dos; SANTOS, Mauella de Freitas; SILVA, Maria Tauane da. A falha da ergonomia nas empresas de telemarketing. Projeto de Pesquisa . (Curso Técnico em Administração) -- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2019.
Resumo: Nesse trabalho será apresentado a falha da ergonomia nas empresas de telemarketing, e os efeitos causados nos colaboradores como: LER/DORT, problemas psicológicos como depressão e estresse. Para desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método dedutivo, a abordagem descritiva, o tipo de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados, natureza do método qualitativa. A coleta de dados foi feita através da ferramenta Google Forms, onde um questionário fechado foi aplicado a 36 funcionários que trabalham na área de atendimento. Com o levantamento de dados foi possível observar que a maioria dos funcionários que trabalham com telemarketing são jovens de 16 a 25 anos de idade, muitos sabem o que é ergonomia, mas ela é pouco aplicada no ambiente de trabalho pelas empresas, que buscaram diminuir custos, tornando o ambiente precário e ergonomicamente incorreto.
This paper will discuss ergonomic failures in telemarketing companies and their impact on employees, including RSI/WMSDs, and psychological problems like depression and stress. The research used a deductive method, a descriptive approach, bibliographic research, and data collection, with a qualitative approach. Data collection was conducted using Google Forms, where a closed-ended questionnaire was administered to 36 employees working in the customer service area. The data collection revealed that most telemarketing employees are young people aged 16 to 25. Many are familiar with ergonomics, but companies rarely apply it in the workplace, seeking to reduce costs, resulting in precarious and ergonomically inadequate environments.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36840
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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