Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36840
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Luiz Carlos Terra dos-
dc.contributor.authorMARTNS, Brenda Conceição-
dc.contributor.authorBRITO, Debora Santos-
dc.contributor.authorSANTOS, Maiara Rodrigues dos-
dc.contributor.authorSANTOS, Manuela de Freitas-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Tauane da-
dc.contributor.otherLUNA, Ana Paula Martiniano de-
dc.contributor.otherSANTOS, Carlos Roberto Ramalho dos-
dc.contributor.otherSILVA, Luiz Carlos Ribeiro da-
dc.contributor.otherMATOS, Rute Marivan Pinheiro de-
dc.contributor.otherNASCIMENTO FILHO, Cícero-
dc.date.accessioned2025-10-20T15:58:14Z-
dc.date.available2025-10-20T15:58:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMARTINS, Brenda Conceição; BRITO, Debora Santos; SANTOS , Maiara Rorigues dos; SANTOS, Mauella de Freitas; SILVA, Maria Tauane da. A falha da ergonomia nas empresas de telemarketing. Projeto de Pesquisa . (Curso Técnico em Administração) -- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36840-
dc.description.abstractNesse trabalho será apresentado a falha da ergonomia nas empresas de telemarketing, e os efeitos causados nos colaboradores como: LER/DORT, problemas psicológicos como depressão e estresse. Para desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método dedutivo, a abordagem descritiva, o tipo de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados, natureza do método qualitativa. A coleta de dados foi feita através da ferramenta Google Forms, onde um questionário fechado foi aplicado a 36 funcionários que trabalham na área de atendimento. Com o levantamento de dados foi possível observar que a maioria dos funcionários que trabalham com telemarketing são jovens de 16 a 25 anos de idade, muitos sabem o que é ergonomia, mas ela é pouco aplicada no ambiente de trabalho pelas empresas, que buscaram diminuir custos, tornando o ambiente precário e ergonomicamente incorreto.pt_BR
dc.description.abstractThis paper will discuss ergonomic failures in telemarketing companies and their impact on employees, including RSI/WMSDs, and psychological problems like depression and stress. The research used a deductive method, a descriptive approach, bibliographic research, and data collection, with a qualitative approach. Data collection was conducted using Google Forms, where a closed-ended questionnaire was administered to 36 employees working in the customer service area. The data collection revealed that most telemarketing employees are young people aged 16 to 25. Many are familiar with ergonomics, but companies rarely apply it in the workplace, seeking to reduce costs, resulting in precarious and ergonomically inadequate environments.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher041pt_BR
dc.subjectErgonomia no trabalhopt_BR
dc.subjectTelemarketingpt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectDoenças ocupacionaispt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA falha da ergonomia nas empresas de telemarketingpt_BR
dc.title.alternativeThe failure of ergonomics in telemarketing companiespt_BR
dc.typeProjeto de Pesquisapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_2019_1_brenda_conceicao_martins_a_falha_da_ergono.pdf
  Restricted Access
17.44 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.