Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36536
Título: | Gestão de pessoas: evitando o turnover com endomarketing |
Título(s) alternativo(s): | People management: avoiding turnover with internal marketing |
Autor(es): | LIMA, Igor Vieira de |
Orientador(es): | LOBO, José Eduardo Morello |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Endomarketing;Objetivos organizacionais |
Data do documento: | 1-Jun-2025 |
Editor: | 155 |
Referência Bibliográfica: | LIMA, Igor Vieira de. Gestão de pessoas: evitando o turnover com endomarketing. Orientador: José Eduardo Morello Lobo. 2025. 12 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Itaquaquecetuba, Itaquaquecetuba, 2025. |
Resumo: | O presente estudo investiga a relação entre endomarketing e turnover, abordando
como estratégias de marketing interno podem mitigar a rotatividade de funcionários
nas organizações. O endomarketing, ao fortalecer a comunicação e o engajamento
dos colaboradores, promove um ambiente de trabalho mais atrativo e satisfatório. A
pesquisa analisa a importância do alinhamento entre os objetivos organizacionais e
as expectativas dos funcionários, destacando como práticas eficazes de
endomarketing podem contribuir para a retenção de talentos e a melhoria do clima
organizacional. A pesquisa demonstra que empresas que investem em estratégias de
endomarketing reduzem custos com recrutamento e treinamento, além de aumentar
a produtividade e o comprometimento dos colaboradores. This study investigates the relationship between endomarketing and turnover, analyzing how internal marketing strategies can mitigate employee turnover in organizations. Endomarketing, by strengthening communication and employee engagement, fosters a more attractive and satisfying work environment. The research examines the importance of aligning organizational objectives with employee expectations, highlighting how effective endomarketing practices contribute to talent retention and the improvement of the organizational climate. Research shows that companies investing in endomarketing strategies reduce recruitment and training costs while increasing productivity and employee commitment. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36536 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gestaocomercial_2025_1_igorvieiradelima_gestaodepessoas_evitandooturnovercomendomarketing.pdf.pdf Restricted Access | 214.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.