Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36536
Título: Gestão de pessoas: evitando o turnover com endomarketing
Título(s) alternativo(s): People management: avoiding turnover with internal marketing
Autor(es): LIMA, Igor Vieira de
Orientador(es): LOBO, José Eduardo Morello
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Endomarketing;Objetivos organizacionais
Data do documento: 1-Jun-2025
Editor: 155
Referência Bibliográfica: LIMA, Igor Vieira de. Gestão de pessoas: evitando o turnover com endomarketing. Orientador: José Eduardo Morello Lobo. 2025. 12 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Itaquaquecetuba, Itaquaquecetuba, 2025.
Resumo: O presente estudo investiga a relação entre endomarketing e turnover, abordando como estratégias de marketing interno podem mitigar a rotatividade de funcionários nas organizações. O endomarketing, ao fortalecer a comunicação e o engajamento dos colaboradores, promove um ambiente de trabalho mais atrativo e satisfatório. A pesquisa analisa a importância do alinhamento entre os objetivos organizacionais e as expectativas dos funcionários, destacando como práticas eficazes de endomarketing podem contribuir para a retenção de talentos e a melhoria do clima organizacional. A pesquisa demonstra que empresas que investem em estratégias de endomarketing reduzem custos com recrutamento e treinamento, além de aumentar a produtividade e o comprometimento dos colaboradores.
This study investigates the relationship between endomarketing and turnover, analyzing how internal marketing strategies can mitigate employee turnover in organizations. Endomarketing, by strengthening communication and employee engagement, fosters a more attractive and satisfying work environment. The research examines the importance of aligning organizational objectives with employee expectations, highlighting how effective endomarketing practices contribute to talent retention and the improvement of the organizational climate. Research shows that companies investing in endomarketing strategies reduce recruitment and training costs while increasing productivity and employee commitment.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36536
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaocomercial_2025_1_igorvieiradelima_gestaodepessoas_evitandooturnovercomendomarketing.pdf.pdf
  Restricted Access
214.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.