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dc.contributor.advisorLOBO, José Eduardo Morello-
dc.contributor.authorLIMA, Igor Vieira de-
dc.date.accessioned2025-10-09T17:46:16Z-
dc.date.available2025-10-09T17:46:16Z-
dc.date.issued2025-06-01-
dc.identifier.citationLIMA, Igor Vieira de. Gestão de pessoas: evitando o turnover com endomarketing. Orientador: José Eduardo Morello Lobo. 2025. 12 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Itaquaquecetuba, Itaquaquecetuba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36536-
dc.description.abstractO presente estudo investiga a relação entre endomarketing e turnover, abordando como estratégias de marketing interno podem mitigar a rotatividade de funcionários nas organizações. O endomarketing, ao fortalecer a comunicação e o engajamento dos colaboradores, promove um ambiente de trabalho mais atrativo e satisfatório. A pesquisa analisa a importância do alinhamento entre os objetivos organizacionais e as expectativas dos funcionários, destacando como práticas eficazes de endomarketing podem contribuir para a retenção de talentos e a melhoria do clima organizacional. A pesquisa demonstra que empresas que investem em estratégias de endomarketing reduzem custos com recrutamento e treinamento, além de aumentar a produtividade e o comprometimento dos colaboradores.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the relationship between endomarketing and turnover, analyzing how internal marketing strategies can mitigate employee turnover in organizations. Endomarketing, by strengthening communication and employee engagement, fosters a more attractive and satisfying work environment. The research examines the importance of aligning organizational objectives with employee expectations, highlighting how effective endomarketing practices contribute to talent retention and the improvement of the organizational climate. Research shows that companies investing in endomarketing strategies reduce recruitment and training costs while increasing productivity and employee commitment.-
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher155pt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectObjetivos organizacionaispt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleGestão de pessoas: evitando o turnover com endomarketingpt_BR
dc.title.alternativePeople management: avoiding turnover with internal marketingpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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