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Title: Proxy Schools
Other Titles: Segurança digital que educa e protege
Authors: SILVA, Daniel Macedo da
FARIA, Lucas Dos Santos de
COUTO, Mariana de Abreu Busnello
SOUZA, Michele da Silva
SOUZA, Nathan Andrade de
ALVES, Ryan Rodrigues
Advisor: STRIITZEL, Kátia Mendes Striitzel
SOUSA, Francalino Antônio de
Other contributor: TAVARES, David Alexandre
type of document: Monografia
Keywords: Servidores de rede;Segurança à navegação;Segurança de redes;proteção (Dados)
Issue Date: 9-Jun-2025
Publisher: 241
Citation: SILVA, Daniel Macedo da. Proxy Schools: segurança digital que educa e protege, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Redes de Computadores) - Etec Embu, Embu das Artes, 2025
Abstract: A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a implementação do servidor Proxy nas escolas, visando a segurança da rede e a melhoria da produtividade no ambiente educacional. A pesquisa foi aplicada por meio de um levantamento bibliográfico, com a consulta a artigos acadêmicos, livros e documentos técnicos relacionados ao tema, além da realização de um estudo de campo, onde foram aplicados questionários a professores e outros profissionais da área educacional. Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar a viabilidade e os benefícios da implementação do Proxy como ferramenta para controlar o acesso à internet e proteger os dados na rede escolar. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, é possível mostrar que a utilização do Proxy contribui para a segurança da rede escolar, bloqueando conteúdos inadequados e evitando o acesso a sites maliciosos, além de otimizar o desempenho da rede por meio da memória cache. Para o embasamento teórico, se utilizou uma vasta gama de autores que discutem a segurança digital e a aplicação de tecnologias no ambiente educacional, incluindo estudos sobre monitoramento, proteção de dados e gestão de redes. Os métodos utilizados na pesquisa foram exploratório, explicativo, descritivo e quantitativo, já que a pesquisa incluiu levantamento de dados a partir de um questionário. Por fim, a pesquisa constatou que a implementação de um servidor Proxy, junto com o uso de ferramentas de monitoramento, como o Veyon, pode melhorar a segurança e a eficiência do ambiente digital escolar, promovendo um espaço mais controlado e seguro para o ensino e aprendizado.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35226
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