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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35166
Title: | O impacto do estresse e do esgotamento físico no ambiente de trabalho: um estudo sobre o sofrimento dos professores de educação infantil ao fundamental 1 de escola privada |
Other Titles: | The impact of stress and physical exhaustion in the workplace: a study on the suffering of private school teachers from kindergarten to elementary school |
Authors: | CARVALHO, Fernanda Geronimo de |
Advisor: | POMPEU, Ricardo Bertoni |
Other contributor: | ANDRADE, Sanete Irani MONTEIRO, Edison Valentim |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Administração de recursos humanos;Estresse profissional;Saúde ocupacional |
Issue Date: | 27-Jun-2025 |
Publisher: | 004 |
Citation: | CARVALHO, Fernanda Geronimo de. O impacto do estresse e do esgotamento físico no ambiente de trabalho: um estudo sobre o sofrimento dos professores de educação infantil ao fundamental 1 de escola privada, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025 |
Abstract: | O estresse e o esgotamento físico têm se tornado cada vez mais presentes no
cotidiano escolar, sobretudo entre professores da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental I de escolas privadas, onde a cobrança por resultados, a ausência de
apoio institucional e a sobrecarga de trabalho intensificam o desgaste profissional.
Este estudo teve como objetivo investigar os principais fatores que contribuem para o
estresse e o esgotamento físico desses docentes, bem como compreender os
impactos dessas condições sobre a saúde e o desempenho no exercício da docência.
Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com base
em revisão teórica e na aplicação de um formulário online a 34 professores da rede
privada de Americana/SP e região. A análise dos dados foi conduzida com base na
técnica de análise de conteúdo temática, ancorada nos modelos teóricos de Karasek
(Demanda-Controle) e Siegrist (Desequilíbrio Esforço-Recompensa). Os resultados
apontam a presença de sintomas recorrentes, como fadiga, dores musculares,
insônia, ansiedade e desmotivação, associados à sobrecarga de tarefas, à falta de
reconhecimento, à pressão de pais e gestores e à ausência de políticas institucionais
voltadas ao bem-estar docente. A pesquisa também evidenciou o desejo de evasão
da carreira por parte de alguns professores, motivado pelo descompasso entre esforço
investido e retorno percebido. Conclui-se que a realidade enfrentada pelos docentes
pesquisados exige mudanças estruturais na gestão escolar, com ênfase na
valorização profissional, no suporte psicológico, na revisão das cargas horárias e no
fortalecimento de um clima organizacional mais humano e colaborativo. Tais medidas
são fundamentais para preservar a saúde do professor, garantir a continuidade
pedagógica e promover uma educação de qualidade. Stress and physical exhaustion have become increasingly present in the school environment, especially among teachers of Early Childhood and Elementary Education in private schools, where the pressure for results, lack of institutional support, and work overload intensify professional wear and tear. This study aimed to investigate the main factors that contribute to the stress and physical exhaustion of these educators, as well as to understand the impacts of these conditions on their health and professional performance. A qualitative and exploratory research was conducted, based on a theoretical review and the application of an online questionnaire answered by 34 teachers from private schools in Americana/SP and surrounding areas. The data were analyzed using thematic content analysis, supported by the theoretical frameworks of Karasek (Demand-Control) and Siegrist (Effort-Reward Imbalance). The results reveal the presence of recurrent symptoms such as fatigue, muscle pain, insomnia, anxiety, and demotivation, all associated with task overload, lack of recognition, pressure from parents and administrators, and the absence of institutional policies aimed at teacher well-being. The research also highlights the intention of some teachers to leave the profession, driven by the imbalance between effort and perceived reward. It is concluded that the reality faced by these professionals requires structural changes in school management, with emphasis on professional appreciation, psychological support, workload review, and the strengthening of a more humane and collaborative organizational climate. Such measures are essential to preserve teachers’ health, ensure pedagogical continuity, and promote quality education. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35166 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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