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Title: O impacto do estresse e do esgotamento físico no ambiente de trabalho: um estudo sobre o sofrimento dos professores de educação infantil ao fundamental 1 de escola privada
Other Titles: The impact of stress and physical exhaustion in the workplace: a study on the suffering of private school teachers from kindergarten to elementary school
Authors: CARVALHO, Fernanda Geronimo de
Advisor: POMPEU, Ricardo Bertoni
Other contributor: ANDRADE, Sanete Irani
MONTEIRO, Edison Valentim
type of document: Monografia
Keywords: Administração de recursos humanos;Estresse profissional;Saúde ocupacional
Issue Date: 27-Jun-2025
Publisher: 004
Citation: CARVALHO, Fernanda Geronimo de. O impacto do estresse e do esgotamento físico no ambiente de trabalho: um estudo sobre o sofrimento dos professores de educação infantil ao fundamental 1 de escola privada, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025
Abstract: O estresse e o esgotamento físico têm se tornado cada vez mais presentes no cotidiano escolar, sobretudo entre professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I de escolas privadas, onde a cobrança por resultados, a ausência de apoio institucional e a sobrecarga de trabalho intensificam o desgaste profissional. Este estudo teve como objetivo investigar os principais fatores que contribuem para o estresse e o esgotamento físico desses docentes, bem como compreender os impactos dessas condições sobre a saúde e o desempenho no exercício da docência. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com base em revisão teórica e na aplicação de um formulário online a 34 professores da rede privada de Americana/SP e região. A análise dos dados foi conduzida com base na técnica de análise de conteúdo temática, ancorada nos modelos teóricos de Karasek (Demanda-Controle) e Siegrist (Desequilíbrio Esforço-Recompensa). Os resultados apontam a presença de sintomas recorrentes, como fadiga, dores musculares, insônia, ansiedade e desmotivação, associados à sobrecarga de tarefas, à falta de reconhecimento, à pressão de pais e gestores e à ausência de políticas institucionais voltadas ao bem-estar docente. A pesquisa também evidenciou o desejo de evasão da carreira por parte de alguns professores, motivado pelo descompasso entre esforço investido e retorno percebido. Conclui-se que a realidade enfrentada pelos docentes pesquisados exige mudanças estruturais na gestão escolar, com ênfase na valorização profissional, no suporte psicológico, na revisão das cargas horárias e no fortalecimento de um clima organizacional mais humano e colaborativo. Tais medidas são fundamentais para preservar a saúde do professor, garantir a continuidade pedagógica e promover uma educação de qualidade.
Stress and physical exhaustion have become increasingly present in the school environment, especially among teachers of Early Childhood and Elementary Education in private schools, where the pressure for results, lack of institutional support, and work overload intensify professional wear and tear. This study aimed to investigate the main factors that contribute to the stress and physical exhaustion of these educators, as well as to understand the impacts of these conditions on their health and professional performance. A qualitative and exploratory research was conducted, based on a theoretical review and the application of an online questionnaire answered by 34 teachers from private schools in Americana/SP and surrounding areas. The data were analyzed using thematic content analysis, supported by the theoretical frameworks of Karasek (Demand-Control) and Siegrist (Effort-Reward Imbalance). The results reveal the presence of recurrent symptoms such as fatigue, muscle pain, insomnia, anxiety, and demotivation, all associated with task overload, lack of recognition, pressure from parents and administrators, and the absence of institutional policies aimed at teacher well-being. The research also highlights the intention of some teachers to leave the profession, driven by the imbalance between effort and perceived reward. It is concluded that the reality faced by these professionals requires structural changes in school management, with emphasis on professional appreciation, psychological support, workload review, and the strengthening of a more humane and collaborative organizational climate. Such measures are essential to preserve teachers’ health, ensure pedagogical continuity, and promote quality education.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35166
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