Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34246
Título: Impactos do endomarketing no desempenho operacional: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Impact of endomarketing on operational performance: a case study
Autor(es): FERREIRA, João Vitor de Freitas
FERREIRA, Matheus Felipe
Orientador(es): MARINI, Maria Helena Bernardo
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Endomarketing;Desempenho no trabalho
Data do documento: 24-Jun-2025
Editor: 175
Referência Bibliográfica: FERREIRA, João Vitor de Freitas; FERREIRA, Matheus Felipe. Impactos do endomarketing no desempenho operacional: um estudo de caso. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo identificar os impactos do endomarketing no desempenho operacional dos colaboradores, tendo como objeto de estudo uma pequena empresa do ramo imobiliário localizada na cidade de Piracicaba, SP. Para a pesquisa, foram utilizados trabalhos acadêmicos já publicados e uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de questionários. A amostra foi composta por 31 funcionários de diversos departamentos, respondendo a perguntas abertas e fechadas sobre comunicação, treinamento, autonomia, reconhecimento e clima organizacional. Os resultados do questionário aplicado indicaram alto nível de satisfação e engajamento, destacando que o endomarketing exerce grande influência na retenção de talentos e na melhoria da performance no trabalho. Observou-se que práticas como treinamentos contínuos, feedback estruturado e ambiente colaborativo têm impacto significativo nos resultados operacionais, fortalecendo a motivação e reduzindo a rotatividade. Assim, o endomarketing se mostra essencial como estratégia competitiva para pequenas empresas do ramo imobiliário.
This study aims to identify the impacts of endomarketing on the operational performance of employees, focusing on a small real estate company located in Piracicaba, Brazil. For the research, both academic studies and a field survey with a mixed quantitative and qualitative approach through questionnaires were used. The sample consisted of 31 employees from various departments, answering open and closed questions about communication, training, autonomy, recognition, and organizational climate. The results of the questionnaire indicated a high level of satisfaction and engagement, highlighting that endomarketing has a significant influence on talent retention and performance improvement. Practices such as continuous training, structured feedback, and a collaborative environment were shown to have significant impacts on operational outcomes, strengthening motivation and reducing turnover. Thus, endomarketing is considered essential as a competitive strategy for small companies in the real estate sector.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34246
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.