Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34246
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMARINI, Maria Helena Bernardo-
dc.contributor.authorFERREIRA, João Vitor de Freitas-
dc.contributor.authorFERREIRA, Matheus Felipe-
dc.date.accessioned2025-07-23T19:28:24Z-
dc.date.available2025-07-23T19:28:24Z-
dc.date.issued2025-06-24-
dc.identifier.citationFERREIRA, João Vitor de Freitas; FERREIRA, Matheus Felipe. Impactos do endomarketing no desempenho operacional: um estudo de caso. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34246-
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal objetivo identificar os impactos do endomarketing no desempenho operacional dos colaboradores, tendo como objeto de estudo uma pequena empresa do ramo imobiliário localizada na cidade de Piracicaba, SP. Para a pesquisa, foram utilizados trabalhos acadêmicos já publicados e uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de questionários. A amostra foi composta por 31 funcionários de diversos departamentos, respondendo a perguntas abertas e fechadas sobre comunicação, treinamento, autonomia, reconhecimento e clima organizacional. Os resultados do questionário aplicado indicaram alto nível de satisfação e engajamento, destacando que o endomarketing exerce grande influência na retenção de talentos e na melhoria da performance no trabalho. Observou-se que práticas como treinamentos contínuos, feedback estruturado e ambiente colaborativo têm impacto significativo nos resultados operacionais, fortalecendo a motivação e reduzindo a rotatividade. Assim, o endomarketing se mostra essencial como estratégia competitiva para pequenas empresas do ramo imobiliário.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify the impacts of endomarketing on the operational performance of employees, focusing on a small real estate company located in Piracicaba, Brazil. For the research, both academic studies and a field survey with a mixed quantitative and qualitative approach through questionnaires were used. The sample consisted of 31 employees from various departments, answering open and closed questions about communication, training, autonomy, recognition, and organizational climate. The results of the questionnaire indicated a high level of satisfaction and engagement, highlighting that endomarketing has a significant influence on talent retention and performance improvement. Practices such as continuous training, structured feedback, and a collaborative environment were shown to have significant impacts on operational outcomes, strengthening motivation and reducing turnover. Thus, endomarketing is considered essential as a competitive strategy for small companies in the real estate sector.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectDesempenho no trabalhopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleImpactos do endomarketing no desempenho operacional: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeImpact of endomarketing on operational performance: a case studypt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.