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Título: Plano de abandono em escola infantil
Autor(es): ROSA, Gabriel Carvalho
SOUSA, Leticia Rodrigues de
SILVA, Nayli Boaventura Cardoso da
SANTOS, Rafael de Jesus Pinto de Faria
SANTOS, Samara Cecília de Souza
Orientador(es): SILVA, Cássia Bonafé Barbosa Rodrigues
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Cássia Bonafé Barbosa Rodrigues
MOREIRA, Emerson da Silva
SILVA, Nilton de Paula da
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Segurança do trabalho;Incêndio;Escolas
Data do documento: 2024
Editor: 125
Referência Bibliográfica: ROSA, G. C.; SOUSA, L. R.; SILVA, N. B. C.; SANTOS, R. J. P. F.; SANTOS, S. C. S. Plano de abandono em escola infantil. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) – Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, Taubaté, 2024.
Resumo: Plano de Abandono em Escola Infantil aborda a importância da preparação para emergências em instituições de ensino primário, combinando uma análise teórica e prática sobre o tema. Destaca-se a necessidade de capacitar crianças, professores e funcionários para realizar evacuações rápidas e seguras, especialmente em situações de risco, como incêndios. O panorama histórico sobre a evolução das escolas e do uso do fogo, contextualizando a importância de medidas preventivas para a segurança em ambientes escolares. A vulnerabilidade das crianças, particularmente em situações de pânico, é um dos principais fatores que reforçam a necessidade de planos de abandono. A pesquisa foi estruturada em etapas detalhadas. A primeira consistiu em visita técnica à “Escola Infantil São Rafael”, em Pindamonhangaba-SP, para avaliar os riscos presentes no local, como materiais inflamáveis, rotas de fuga e sinalização. Foi verificado os equipamentos de combate a incêndio, como extintores e hidrantes. Foram planejadas ações pedagógicas e treinamentos específicos, adaptados ao público infantil e aos colaboradores da escola. Desenhos, vídeos e dinâmicas interativas foram usados para transmitir informações de maneira acessível e eficaz. Paralelamente, os professores e funcionários receberam orientações teóricas por meio de folders explicativos e palestra, que abordaram desde os procedimentos em caso de incêndio até a importância de manter a calma e orientar os alunos. O ápice do projeto foi a aplicação prática, realizada em novembro de 2024, por meio de uma simulação de evacuação de emergência. O exercício incluiu a comunicação clara sobre as ações a serem realizadas, a organização das filas de saída e a condução dos alunos a pontos de encontro. Após a simulação, foi feita uma avaliação minuciosa do processo, identificando pontos positivos e oportunidades de melhoria para futuras intervenções. A implementação de planos de abandono é essencial para a proteção da comunidade escolar e que o sucesso dessas iniciativas depende de práticas regulares, comunicação eficiente e o engajamento de todos os envolvidos
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32217
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