Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32216
Título: Higiene ocupacional na indústria alimentícia (conscientização e utilização de EPI)
Autor(es): CASTRO, Airton Sérgio Vianna e
CASTRO, Eloá Vitória Lima de
CARNEIRO, João Henrique Almeida
SANTOS, Letícia Mara Lopes dos
SILVA, Narauany Soares Santos
Orientador(es): SILVA, Cássia Bonafé Barbosa Rodrigues
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Cássia Bonafé Barbosa Rodrigues
ANDRADE, Francisco de
RAMOS, Renata
MOREIRA, Emerson da Silva
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Segurança do trabalho;Ruído ocupacional;Equipamentos de proteção individual;Indústria de alimentos
Data do documento: 2024
Editor: 125
Referência Bibliográfica: CASTRO, A. S. V.; CASTRO, E. V. L.; CARNEIRO, J. H. A.; SANTOS, L. M. L.; SILVA, N. S. S. Higiene ocupacional na indústria alimentícia (conscientização e utilização de EPI). 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) – Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, Taubaté, 2024.
Resumo: A história da indústria alimentícia começou com a domesticação de animais e cultivo de plantas, evoluindo com a industrialização no século XIX e o surgimento de grandes empresas como Nestlé e Heinz. No século XX, avanços como pasteurização e congelamento permitiram alimentos mais seguros e duráveis, enquanto a urbanização impulsionou os alimentos processados. Recentemente, práticas mais saudáveis e sustentáveis ganharam destaque. Nesse contexto, teve-se como objetivo promover segurança e conhecimento sobre os riscos do ruído ocupacional, sensibilizando trabalhadores sobre a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A metodologia incluiu uma apresentação com slides sobre a anatomia do ouvido, doenças ocupacionais induzidas pelo ruído, prevenção e hierarquia de riscos, seguida de uma dinâmica de perguntas e respostas para fixação do conteúdo. Os resultados demonstraram aprendizado significativo, com trabalhadores interessados em compreender os danos do ruído e o funcionamento do ouvido, além de melhorias na percepção sobre o uso de EPI’s no setor de temperos da indústria alimentícia, onde a imprudência era evidente. Concluiu-se que a conscientização e o uso adequado de EPI’s, aliados à aplicação de Normas Regulamentadoras, treinamento contínuo e programas como o PCA (Programa de Controle Auditivo), são fundamentais para minimizar riscos no ambiente laboral. A hierarquia de controle de riscos também se mostrou indispensável, sugerindo medidas como substituição de processos inseguros e uso correto de EPI’s. Embora focado em um setor específico, o estudo reforça a importância de expandir ações preventivas para toda a indústria, com pesquisas futuras abrangendo diversos setores. A gestão eficiente de riscos, somada à conscientização, promove saúde, segurança, aumento de produtividade e redução de custos com acidentes e afastamentos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32216
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEGURA~1.PDF1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.