Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30099
Título: Recontando a história: o patinho feio
Título(s) alternativo(s): Retelling the story: the ugly duckling
Autor(es): OLIVEIRA, Hadassa Garcia
REIS, Júlia Adriane Gomez Garcia dos
PEREIRA, Manu K F
SILVA, Maria Clara
WEINGAERTNER, Pyetra Vitória Vilela
TOLEDO, Samara Reis de
Orientador(es): GAYEAN, Rodrigo Siqueira
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Preconceito;Público infantil;Educação;Crianças
Data do documento: 11-Dez-2024
Editor: 026
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Hadassa Garcia; REIS, Júlia Adriane Gomez Garcia dos; PEREIRA, Manu K. F.; SILVA, Maria Clara; WEINGAERTNER, Pyetra Vitória Vilela; TOLEDO, Samara Reis de. Recontando a história: o patinho feio. 2024. 19 p. Artigo. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Design Gráfico) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2024.
Resumo: Este presente artigo aborda o preconceito como um tema de extrema importância pois se faz presente no dia a dia da maioria das pessoas. A pesquisa busca compreender o desenvolvimento educacional do público infantil. Para alcançar esse objetivo, elaborou-se o projeto de um livro ilustrado infantil, que aborda o preconceito, auxiliando na educação infantil, possuindo desenhos ilustrados, com tipografia e cores completamente elaboramos para cativar a atenção das crianças. Os resultados obtidos foram que o livro possibilitou as crianças uma maior reflexão sobre o preconceito, assim proporcionando a elas aceitação e percepção de si mesmo. Em conclusão, a pesquisa mostrou que um livro ilustrado que aborda o preconceito de uma maneira mais simples e cativante, influência de maneira mais eficaz e contribui para a educação, de forma que as crianças têm uma visão melhor e mais clara de si mesma, se aceitando. Sendo assim, este projeto atende ao problema inicial de pesquisa deixando claro o quão importante é a literatura infantil como uma forma de lidar com o preconceito.
This article addresses prejudice as an extremely important topic, as it has been presented in the most people’s daily lives. The research aims to understand the children educational development. To achieve this goal, a project for an illustrated children's book was developed, addressing prejudice and assisting in early childhood education. The book features illustrations, typography, and colors specifically designed to capture children's attention. The results showed that the book enabled children to reflect more deeply on prejudice, fostering acceptance and self-awareness. In conclusion, the research demonstrated that an illustrated book has addressing prejudice in a simple and engaging way has been more effective and contributes to education, helping children gain a clearer and better understanding of themselves and fostering self-acceptance. Moreover, this project successfully addresses the initial research problem, highlighting the importance of children's literature as a tool to address prejudice.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30099
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
designgráfico_2024_2_hadassagarciaoliveira_recontandoahistóriaopatinhofeio.pdf.pdf674.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.