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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28724
Título: | Caracterização de pinturas automotivas |
Autor(es): | SILVA, Elias P. |
Orientador(es): | FRANCO, Igor Pereira |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Pintura automotiva |
Data do documento: | Dez-2024 |
Editor: | 003 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Elias P. Caracterização de pinturas automotivas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Polímeros) - Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2024. |
Resumo: | As pinturas automotivas compõem uma grande parte do mercado, o revestimento com tinta tem a função de
proteger a peça contra fatores como corrosão, exposição a raios UV e impactos mecânicos, além de
proporcionar um acabamento estético que valoriza o produto final. Este trabalho tem como objetivo realizar a
medição da espessura e caracterizar as camadas usadas em pinturas automotivas por FTIR e, além de avaliar
as propriedades das camadas por DSC, resistência ao impacto e dureza a lápis. Para as análises FTIR e DSC
as camadas de primer, verniz e base foram mantidas em um recipiente coberto com pano Perflex até que
ficassem sólidas. Para os testes de espessura, dureza a lápis e resistência a adesão, impacto e água, os corpos
de prova foram pintados em superfícies metálicas. Os testes realizados constataram que a preparação da
superfície foi adequada para que a pintura atingisse a adesão desejada e permitindo que a proteção contra danos externos seja eficiente. As pinturas automotivas compõem uma grande parte do mercado, o revestimento com tinta tem a função de proteger a peça contra fatores como corrosão, exposição a raios UV e impactos mecânicos, além de proporcionar um acabamento estético que valoriza o produto final. Este trabalho tem como objetivo realizar a medição da espessura e caracterizar as camadas usadas em pinturas automotivas por FTIR e, além de avaliar as propriedades das camadas por DSC, resistência ao impacto e dureza a lápis. Para as análises FTIR e DSC as camadas de primer, verniz e base foram mantidas em um recipiente coberto com pano Perflex até que ficassem sólidas. Para os testes de espessura, dureza a lápis e resistência a adesão, impacto e água, os corpos de prova foram pintados em superfícies metálicas. Os testes realizados constataram que a preparação da superfície foi adequada para que a pintura atingisse a adesão desejada e permitindo que a proteção contra danos externos seja eficiente. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28724 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
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