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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28724
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FRANCO, Igor Pereira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Elias P. | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T16:48:48Z | - |
dc.date.available | 2025-02-03T16:48:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elias P. Caracterização de pinturas automotivas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Polímeros) - Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28724 | - |
dc.description.abstract | As pinturas automotivas compõem uma grande parte do mercado, o revestimento com tinta tem a função de proteger a peça contra fatores como corrosão, exposição a raios UV e impactos mecânicos, além de proporcionar um acabamento estético que valoriza o produto final. Este trabalho tem como objetivo realizar a medição da espessura e caracterizar as camadas usadas em pinturas automotivas por FTIR e, além de avaliar as propriedades das camadas por DSC, resistência ao impacto e dureza a lápis. Para as análises FTIR e DSC as camadas de primer, verniz e base foram mantidas em um recipiente coberto com pano Perflex até que ficassem sólidas. Para os testes de espessura, dureza a lápis e resistência a adesão, impacto e água, os corpos de prova foram pintados em superfícies metálicas. Os testes realizados constataram que a preparação da superfície foi adequada para que a pintura atingisse a adesão desejada e permitindo que a proteção contra danos externos seja eficiente. | pt_BR |
dc.description.abstract | As pinturas automotivas compõem uma grande parte do mercado, o revestimento com tinta tem a função de proteger a peça contra fatores como corrosão, exposição a raios UV e impactos mecânicos, além de proporcionar um acabamento estético que valoriza o produto final. Este trabalho tem como objetivo realizar a medição da espessura e caracterizar as camadas usadas em pinturas automotivas por FTIR e, além de avaliar as propriedades das camadas por DSC, resistência ao impacto e dureza a lápis. Para as análises FTIR e DSC as camadas de primer, verniz e base foram mantidas em um recipiente coberto com pano Perflex até que ficassem sólidas. Para os testes de espessura, dureza a lápis e resistência a adesão, impacto e água, os corpos de prova foram pintados em superfícies metálicas. Os testes realizados constataram que a preparação da superfície foi adequada para que a pintura atingisse a adesão desejada e permitindo que a proteção contra danos externos seja eficiente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Polímeros | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 003 | pt_BR |
dc.subject | Pintura automotiva | pt_BR |
dc.subject.other | Produção Industrial | pt_BR |
dc.title | Caracterização de pinturas automotivas | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | Outros... | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
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