Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28724
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dc.contributor.advisorFRANCO, Igor Pereira-
dc.contributor.authorSILVA, Elias P.-
dc.date.accessioned2025-02-03T16:48:48Z-
dc.date.available2025-02-03T16:48:48Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationSILVA, Elias P. Caracterização de pinturas automotivas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Polímeros) - Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28724-
dc.description.abstractAs pinturas automotivas compõem uma grande parte do mercado, o revestimento com tinta tem a função de proteger a peça contra fatores como corrosão, exposição a raios UV e impactos mecânicos, além de proporcionar um acabamento estético que valoriza o produto final. Este trabalho tem como objetivo realizar a medição da espessura e caracterizar as camadas usadas em pinturas automotivas por FTIR e, além de avaliar as propriedades das camadas por DSC, resistência ao impacto e dureza a lápis. Para as análises FTIR e DSC as camadas de primer, verniz e base foram mantidas em um recipiente coberto com pano Perflex até que ficassem sólidas. Para os testes de espessura, dureza a lápis e resistência a adesão, impacto e água, os corpos de prova foram pintados em superfícies metálicas. Os testes realizados constataram que a preparação da superfície foi adequada para que a pintura atingisse a adesão desejada e permitindo que a proteção contra danos externos seja eficiente.pt_BR
dc.description.abstractAs pinturas automotivas compõem uma grande parte do mercado, o revestimento com tinta tem a função de proteger a peça contra fatores como corrosão, exposição a raios UV e impactos mecânicos, além de proporcionar um acabamento estético que valoriza o produto final. Este trabalho tem como objetivo realizar a medição da espessura e caracterizar as camadas usadas em pinturas automotivas por FTIR e, além de avaliar as propriedades das camadas por DSC, resistência ao impacto e dureza a lápis. Para as análises FTIR e DSC as camadas de primer, verniz e base foram mantidas em um recipiente coberto com pano Perflex até que ficassem sólidas. Para os testes de espessura, dureza a lápis e resistência a adesão, impacto e água, os corpos de prova foram pintados em superfícies metálicas. Os testes realizados constataram que a preparação da superfície foi adequada para que a pintura atingisse a adesão desejada e permitindo que a proteção contra danos externos seja eficiente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Polímerospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher003pt_BR
dc.subjectPintura automotivapt_BR
dc.subject.otherProdução Industrialpt_BR
dc.titleCaracterização de pinturas automotivaspt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.typeOutros...pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

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