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Título: Escolhas metodológicas expressas no ppp de uma instituição escolar privada: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Methodological choices expressed in the ppp of a private school institution: a case study
Autor(es): SANTOS, Douglas M. A. A. Pestana dos
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Ambiente escolar;Gestão de projetos
Data do documento: 20-Nov-2024
Referência Bibliográfica: SANTOS, Douglas M. A. A. Pestana dos; Escolhas metodológicas expressas no ppp de uma instituição escolar privada: um estudo de caso. RGE - Revista de Gestão e Estratégia. Assis, v.6,n.1, 2024. Disponível em: https://bkpsitecpsnew.blob.core.windows.net/uploadsitecps/sites/149/2024/08/edicao-6.pdf. Acesso em 18 de jan. 2025.
Série/Relatório no.: 1;6
Resumo: O PPP (Projeto Político-Pedagógico) é um instrumento fundamental para a gestão escolar, pois é nele que a escola define sua identidade, valores, objetivos educacionais e estratégias para alcançá-los. Sua importância é vasta e abrange diversos aspectos da gestão escolar. O presente trabalho teve por objetivo apresentar um estudo de caso acerca das escolhas metodológicas descritas no PPP do ano de 2023 de uma instituição privada de ensino localizada no município de São Paulo. Por meio da análise de conteúdo tratada sob a perspectiva de Bardin (1977) concluiu-se, num primeiro momento, que no processo de ensino-aprendizagem considerado no documento a responsabilidade pedagógica é totalmente centrada na figura do professor.
The PPP (Political-Pedagogical Project) is a fundamental instrument for school management, since it is in it that the school defines its identity, values, educational objectives and strategies to achieve them. Its importance is vast and covers several aspects of school management. The present work aimed to present a case study about the methodological choices described in the PPP of the year 2023 of a private educational institution located in the municipality of São Paulo. Through the content analysis treated from the perspective of Bardin (1977) it was concluded, at first, that in the teaching-learning process considered in the document the pedagogical responsibility is totally centered on the figure of the teacher.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28160
ISSN: 2674-6743
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