Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25440
Title: A importância do endomarketing na melhoria da cultura organizacional nas empresas de grande porte
Other Titles: The importance of internal marketing in improving organizational culture in large companies
Authors: SILVA, Brenno Alves Da
DOE, Chiemeka Miguel
LIMA, Ketty Iara Barros De
AREIAS, Lorena Pedrosa
SANTOS, Marcos
OLIVEIRA, Maria Clara Santana De
Advisor: VASCONCELOS, Sandra Regina Pereira
type of document: Artigo científico
Keywords: Cultura organizacional;Endomarketing
Issue Date: Jun-2024
Publisher: 199
Citation: SILVA, Brenno Alves Da. DOE, Chiemeka Miguel. LIMA, Ketty Iara Barros De. AREIAS, Lorena Pedrosa. SANTOS, Marcos. OLIVEIRA, Maria Clara Santana De. A importância do endomarketing na melhoria da cultura organizacional nas empresas de grande porte, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024
Abstract: Este artigo analisa o Endomarketing como ferramenta para fortalecer o clima organizacional, destacando a importância de uma equipe motivada para alcançar resultados satisfatórios. Serão apresentados conceitos, tipos de Endomarketing, discussões de resultados, e suas aplicações práticas e teóricas. O objetivo é mostrar como o Endomarketing pode fidelizar colaboradores, melhorar o desempenho empresarial e aumentar a satisfação dos funcionários, sendo relevante para gestores e profissionais de recursos humanos. O texto discute a importância do Endomarketing no desenvolvimento do clima organizacional e propõe entender a integração dessa estratégia à cultura organizacional. Os objetivos específicos incluem avaliar o clima, identificar a cultura organizacional e destacar a importância da motivação dos colaboradores. Utilizando questionários em uma empresa de varejo, o estudo analisa a eficácia e aplicação do Endomarketing. A comunicação interna é essencial para alinhar objetivos organizacionais e manter os colaboradores informados e engajados. O Endomarketing, derivado de "endo" e "marketing", visa estimular os funcionários, tornando-os mais motivados e produtivos. A Cultura Organizacional é definida como valores e comportamentos compartilhados pelos membros da organização, fundamental para alinhar objetivos individuais com os organizacionais. A metodologia do estudo envolveu pesquisa quantitativa exploratória para entender a visão da gestão e dos colaboradores sobre o clima organizacional. Entende-se que investir em Endomarketing fortalece a cultura organizacional, aumenta a produtividade e a satisfação dos funcionários, impactando positivamente os resultados do negócio. Recomenda-se que as empresas reconheçam o potencial do Endomarketing como uma ferramenta estratégica para promover um ambiente de trabalho estimulante e alcançar sucesso a longo prazo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25440
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adm_2024_1_e-n_brennoalves_endomarketing.pdf504.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.