Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25440
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Sandra Regina Pereira-
dc.contributor.authorSILVA, Brenno Alves Da-
dc.contributor.authorDOE, Chiemeka Miguel-
dc.contributor.authorLIMA, Ketty Iara Barros De-
dc.contributor.authorAREIAS, Lorena Pedrosa-
dc.contributor.authorSANTOS, Marcos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Clara Santana De-
dc.date.accessioned2024-10-23T00:08:29Z-
dc.date.available2024-10-23T00:08:29Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.citationSILVA, Brenno Alves Da. DOE, Chiemeka Miguel. LIMA, Ketty Iara Barros De. AREIAS, Lorena Pedrosa. SANTOS, Marcos. OLIVEIRA, Maria Clara Santana De. A importância do endomarketing na melhoria da cultura organizacional nas empresas de grande porte, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25440-
dc.description.abstractEste artigo analisa o Endomarketing como ferramenta para fortalecer o clima organizacional, destacando a importância de uma equipe motivada para alcançar resultados satisfatórios. Serão apresentados conceitos, tipos de Endomarketing, discussões de resultados, e suas aplicações práticas e teóricas. O objetivo é mostrar como o Endomarketing pode fidelizar colaboradores, melhorar o desempenho empresarial e aumentar a satisfação dos funcionários, sendo relevante para gestores e profissionais de recursos humanos. O texto discute a importância do Endomarketing no desenvolvimento do clima organizacional e propõe entender a integração dessa estratégia à cultura organizacional. Os objetivos específicos incluem avaliar o clima, identificar a cultura organizacional e destacar a importância da motivação dos colaboradores. Utilizando questionários em uma empresa de varejo, o estudo analisa a eficácia e aplicação do Endomarketing. A comunicação interna é essencial para alinhar objetivos organizacionais e manter os colaboradores informados e engajados. O Endomarketing, derivado de "endo" e "marketing", visa estimular os funcionários, tornando-os mais motivados e produtivos. A Cultura Organizacional é definida como valores e comportamentos compartilhados pelos membros da organização, fundamental para alinhar objetivos individuais com os organizacionais. A metodologia do estudo envolveu pesquisa quantitativa exploratória para entender a visão da gestão e dos colaboradores sobre o clima organizacional. Entende-se que investir em Endomarketing fortalece a cultura organizacional, aumenta a produtividade e a satisfação dos funcionários, impactando positivamente os resultados do negócio. Recomenda-se que as empresas reconheçam o potencial do Endomarketing como uma ferramenta estratégica para promover um ambiente de trabalho estimulante e alcançar sucesso a longo prazo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher199pt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância do endomarketing na melhoria da cultura organizacional nas empresas de grande portept_BR
dc.title.alternativeThe importance of internal marketing in improving organizational culture in large companiespt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adm_2024_1_e-n_brennoalves_endomarketing.pdf504.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.