Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24050
Title: Proposta de intervenção nutricional para adolescentes com deficiência auditiva
Other Titles: Proposal for nutritional intervention for adolescents with hearing impairment
Authors: SILVA, Larissa Alexandra da
ALVES, Laura Vitória Almeida dos Reis França
LESSA, Lyvia Marques
SILVA, Marco Antonio de Souza
SILVA, Maria do Socorro Almeida da
FREITAS, Thais dos Santos
Advisor: OLIVEIRA, Renata de
type of document: Artigo científico
Keywords: Pessoas com deficiência auditiva;Adolescentes;Educação alimentar e nutricional;Língua brasileira de sinais
Issue Date: Jun-2024
Publisher: 247
Citation: SILVA, Larissa Alexandra da et al. Proposta de intervenção nutricional para adolescentes com deficiência auditiva. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética). Escola Técnica Estadual Mandaqui, São Paulo, 2024.
Abstract: O motivo que nos leva a estudar o assunto é a carência de materiais educativos em nutrição disponíveis na Língua Brasileira de Sinais (Libras), principalmente o acesso qualificado dessa população aos conhecimentos produzidos na área da saúde e em específico da nutrição. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo desenvolver uma proposta de intervenção nutricional para adolescentes com deficiência auditiva, contemplando as diferentes etapas de sua aplicação, ou seja, desde a autorização da instituição coparticipante até a apresentação do material educativo para identificar o entendimento e as dúvidas. Espera-se que com esta intervenção seja proporcionado aos participantes conhecimentos essenciais para mudanças de hábitos mais saudáveis e que possibilite o acesso a essas informações em diferentes grupos na sociedade, onde o técnico em nutrição tem o papel de contribuir com o desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional para a população atendida.
The reason that led us to study this subject is the lack of educational materials on nutrition available in Brazilian Sign Language (Libras), especially the qualified access of this population to the knowledge produced in the area of ​​health and specifically nutrition. In this sense, the research aims to develop a proposal for nutritional intervention for adolescents with hearing impairment, covering the different stages of its implementation, that is, from the authorization of the co-participating institution to the presentation of the educational material to identify understanding and doubts. It is expected that this intervention will provide participants with essential knowledge for changing healthier habits and that it will enable access to this information in different groups in society, where the nutrition technician has the role of contributing to the development of food and nutritional education actions for the population served.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24050
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.