Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22089
Título: A importância do marketing e das estratégias promocionais nas micro e pequenas empresas
Título(s) alternativo(s): The importance of marketing and promotional strategies in micro and small businesses
Autor(es): VIANA, Adriel Augusto
SANTOS, Ana Clara
MARCONDES, Felipe Malici
LINO, Igor Eduardo Santos
Orientador(es): COSTA, Bruna Vercesi
Outro(s) contribuidor(es): COSTA, Bruna Vercesi
BOSCHESI, Flávia Simões Dourado
DORETO, Maria Amália Vercesi
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Marketing;Microempresas;Estratégia organizacional;Pequenas e médias empresas
Data do documento: 24-Nov-2023
Editor: 103
Referência Bibliográfica: VIANA, Adriel Augusto et al. A importância do marketing e das estratégias promocionais nas micro e pequenas empresas. Orientador: Profa. Bruna Vercesi da Costa. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio em parceria com a Escola Estadual Professor Henrique Morato) - Escola Técnica Estadual Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2023.
Resumo: Atualmente, as micro e pequenas empresas (MPEs) exercem um papel de relevância na economia brasileira, desempenhando uma função significativa na geração de empregos e renda. Nesse contexto, este estudo se propõe a discutir a importância do marketing e das estratégias promocionais, visando sustentar a continuidade dessas empresas, aprimorando sua performance e otimizando a lucratividade. O marketing promocional constitui uma estratégia adotada pelas empresas para aumentar a visibilidade de seus produtos ou serviços, impulsionar as vendas e, primordialmente, fidelizar a clientela. A aplicação efetiva de estratégias de marketing e promoção por parte das micro e pequenas empresas é crucial para sua projeção e competitividade no mercado. Essas abordagens não apenas ampliam a presença do negócio, mas também solidificam a conexão com o público-alvo, impulsionando o crescimento e a sustentação contínua dessas empresas. O escopo desta pesquisa abarca uma contextualização abrangente de diversos temas, incluindo os Conceitos de Marketing, os 4Ps do Marketing e as Estratégias Promocionais voltadas para micro e pequenas empresas. Palavras-chave: Marketing. Estratégias Promocionais. Micro e pequenas empresas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22089
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo estratégias promocionais - 3NT.pdf192.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.