Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21386
Título: iTDAH – plataformas da internet como mecanismo de informação, integração e educação sobre TDAH.
Autor(es): COELHO, Guilherme Augusto Ferreira Viola da Silva
ARMAS, Gustavo Oliveira de
GODINHO, Julia Pereira
MOREIRA, Kerollen Vitória da Silva
MAGALHÃES, Letícia Alves
Orientador(es): GOMES, Fernanda Pereira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem;Inclusão social
Data do documento: 2-Dez-2023
Editor: 222
Referência Bibliográfica: COELHO, Guilherme Augusto Ferreira Viola da Silva;ARMAS, Gustavo Oliveira de GODINHO, Julia Pereira;MOREIRA, Kerollen Vitória da Silva;MAGALHÃES, Letícia Alves. iTDAH – plataformas da internet como mecanismo de informação, integração e educação sobre TDAH. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico Desenvolvimento de Sistemas) – Etec de Cotia, Cotia 2023.
Resumo: TDAH é um transtorno caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, algumas características dentro dessas podem afetar a usabilidade de um ambiente digital, este trabalho será desenvolvido para responder à pergunta: quais elementos em uma plataforma digital podem ajudar a diminuir o impacto das características do TDAH. Como objetivo geral é contribuir sobre o papel da tecnologia e dos desenvolvedores de plataformas, no desenvolvimento pessoal das pessoas em relação ao TDAH e a programação básica, construimos um ambiente de integração educação/aprendizagem. Para isso foram utilizadas análises de artigos na internet que já exploraram essa relação e uma pesquisa de campo quantitativa exploratória criada e analisada pelos autores. Os resultados da pesquisa mostraram que existe oportunidade e relevância ao explorar esse tema e que elementos visuais em conjunto com maior dinamismo atraem o interesse dos usuários. Em conclusão, foi possível pôr em prática boa parte dos elementos apresentados nos resultados de diferentes formas, e criar percepções de intenções e pesquisas futuras.
ADHD is a disorder characterized by inattention, hyperactivity and impulsivity, some characteristics within these can affect the usability of a digital environment, this work will be developed to answer the question: which elements in a digital platform can help reduce the impact of ADHD characteristics . The general objective is to contribute to the role of technology and platform developers in the personal development of people in relation to ADHD and basic programming, building an integrated education/learning environment. For this, analyzes of articles on the internet that have already explored this relationship and an exploratory quantitative field research created and analyzed by the authors were used. The research results showed that there is opportunity and relevance when exploring this topic and that visual elements together with greater dynamism attract users' interest. In conclusion, it was possible to put into practice many of the elements presented in the results in different ways, and create perceptions of intentions and future research.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21386
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.