Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21229
Título: A construção e a aplicação de um jogo educativo sobre as doenças crônicas não transmissíveis voltado para o estudante de enfermagem
Título(s) alternativo(s): The construction and application of an educational game about chronic non-communicable diseases aimed at nursing students
Autor(es): OLIVEIRA, Aline Gabrielle Pauvelho Rocha
MACEDO, Ana Paula Correa
CRUZ, Ariele Calisto
PEREIRA, Cassia Karina
CUNHA, Jéssica Andrade
Orientador(es): SANTOS, Claudinei Aparecido
VALVERDE, Vanessa Ramos Lopes
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Jogos educativos;Sinais e sintomas
Data do documento: Jun-2024
Editor: 095
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Aline Gabrielle Pauvelho Rocha et al. A construção e a aplicação de um jogo educativo sobre as doenças crônicas não transmissíveis voltado para o estudante de enfermagem, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica de Assis Pedro D'Arcádia Neto, Assis, 2024.
Resumo: A formação dos técnicos em enfermagem engloba um conjunto de competências, habilidades e bases tecnológicas específicas que direcionam ao processo de cuidar integral, entre essas bases, encontram-se as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). Esse trabalho trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo descrever a criação e implementação de um jogo educativo sobre as DCNT, com a finalidade de compreender essa temática de forma dinâmica e divertida. Com isso, foi desenvolvido um jogo com sinais e sintomas das DCNT, para facilitar o processo de aprendizagem, tratando-se de um relato de experiência, com o objetivo de descrever a criação e a implementação de um jogo educativo, voltado aos estudantes de um Curso Técnico em Enfermagem do interior de Estado de São Paulo. No primeiro momento, foi desenvolvido o protótipo do jogo para avaliação do professor e teste dos autores, depois de aprovado foi personalizado o jogo Cara a Cara da fabricante Estrela, para o jogo oficial e apresentado para os alunos dos outros módulos do curso. Durante a experimentação, foram observados pontos positivos, negativos e de melhorias do jogo. Os alunos apresentaram dificuldade em associar os sinais e sintomas às patologias e com isso tiveram dificuldade para jogar, por falta de uma abordagem prévia do conteúdo em sala de aula.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21229
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DOENÇAS CRÔNICAS 2024 (1).pdf244.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.