Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21229
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Claudinei Aparecido-
dc.contributor.advisorVALVERDE, Vanessa Ramos Lopes-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Aline Gabrielle Pauvelho Rocha-
dc.contributor.authorMACEDO, Ana Paula Correa-
dc.contributor.authorCRUZ, Ariele Calisto-
dc.contributor.authorPEREIRA, Cassia Karina-
dc.contributor.authorCUNHA, Jéssica Andrade-
dc.date.accessioned2024-07-16T12:18:36Z-
dc.date.available2024-07-16T12:18:36Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Aline Gabrielle Pauvelho Rocha et al. A construção e a aplicação de um jogo educativo sobre as doenças crônicas não transmissíveis voltado para o estudante de enfermagem, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica de Assis Pedro D'Arcádia Neto, Assis, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21229-
dc.description.abstractA formação dos técnicos em enfermagem engloba um conjunto de competências, habilidades e bases tecnológicas específicas que direcionam ao processo de cuidar integral, entre essas bases, encontram-se as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). Esse trabalho trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo descrever a criação e implementação de um jogo educativo sobre as DCNT, com a finalidade de compreender essa temática de forma dinâmica e divertida. Com isso, foi desenvolvido um jogo com sinais e sintomas das DCNT, para facilitar o processo de aprendizagem, tratando-se de um relato de experiência, com o objetivo de descrever a criação e a implementação de um jogo educativo, voltado aos estudantes de um Curso Técnico em Enfermagem do interior de Estado de São Paulo. No primeiro momento, foi desenvolvido o protótipo do jogo para avaliação do professor e teste dos autores, depois de aprovado foi personalizado o jogo Cara a Cara da fabricante Estrela, para o jogo oficial e apresentado para os alunos dos outros módulos do curso. Durante a experimentação, foram observados pontos positivos, negativos e de melhorias do jogo. Os alunos apresentaram dificuldade em associar os sinais e sintomas às patologias e com isso tiveram dificuldade para jogar, por falta de uma abordagem prévia do conteúdo em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Enfermagempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher095pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectSinais e sintomaspt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleA construção e a aplicação de um jogo educativo sobre as doenças crônicas não transmissíveis voltado para o estudante de enfermagempt_BR
dc.title.alternativeThe construction and application of an educational game about chronic non-communicable diseases aimed at nursing studentspt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC DOENÇAS CRÔNICAS 2024 (1).pdf244.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.