Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21229
Title: A construção e a aplicação de um jogo educativo sobre as doenças crônicas não transmissíveis voltado para o estudante de enfermagem
Other Titles: The construction and application of an educational game about chronic non-communicable diseases aimed at nursing students
Authors: OLIVEIRA, Aline Gabrielle Pauvelho Rocha
MACEDO, Ana Paula Correa
CRUZ, Ariele Calisto
PEREIRA, Cassia Karina
CUNHA, Jéssica Andrade
Advisor: SANTOS, Claudinei Aparecido
VALVERDE, Vanessa Ramos Lopes
type of document: Artigo científico
Keywords: Jogos educativos;Sinais e sintomas
Issue Date: Jun-2024
Publisher: 095
Citation: OLIVEIRA, Aline Gabrielle Pauvelho Rocha et al. A construção e a aplicação de um jogo educativo sobre as doenças crônicas não transmissíveis voltado para o estudante de enfermagem, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica de Assis Pedro D'Arcádia Neto, Assis, 2024.
Abstract: A formação dos técnicos em enfermagem engloba um conjunto de competências, habilidades e bases tecnológicas específicas que direcionam ao processo de cuidar integral, entre essas bases, encontram-se as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). Esse trabalho trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo descrever a criação e implementação de um jogo educativo sobre as DCNT, com a finalidade de compreender essa temática de forma dinâmica e divertida. Com isso, foi desenvolvido um jogo com sinais e sintomas das DCNT, para facilitar o processo de aprendizagem, tratando-se de um relato de experiência, com o objetivo de descrever a criação e a implementação de um jogo educativo, voltado aos estudantes de um Curso Técnico em Enfermagem do interior de Estado de São Paulo. No primeiro momento, foi desenvolvido o protótipo do jogo para avaliação do professor e teste dos autores, depois de aprovado foi personalizado o jogo Cara a Cara da fabricante Estrela, para o jogo oficial e apresentado para os alunos dos outros módulos do curso. Durante a experimentação, foram observados pontos positivos, negativos e de melhorias do jogo. Os alunos apresentaram dificuldade em associar os sinais e sintomas às patologias e com isso tiveram dificuldade para jogar, por falta de uma abordagem prévia do conteúdo em sala de aula.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21229
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC DOENÇAS CRÔNICAS 2024 (1).pdf244.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.