Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21229
Title: | A construção e a aplicação de um jogo educativo sobre as doenças crônicas não transmissíveis voltado para o estudante de enfermagem |
Other Titles: | The construction and application of an educational game about chronic non-communicable diseases aimed at nursing students |
Authors: | OLIVEIRA, Aline Gabrielle Pauvelho Rocha MACEDO, Ana Paula Correa CRUZ, Ariele Calisto PEREIRA, Cassia Karina CUNHA, Jéssica Andrade |
Advisor: | SANTOS, Claudinei Aparecido VALVERDE, Vanessa Ramos Lopes |
type of document: | Artigo científico |
Keywords: | Jogos educativos;Sinais e sintomas |
Issue Date: | Jun-2024 |
Publisher: | 095 |
Citation: | OLIVEIRA, Aline Gabrielle Pauvelho Rocha et al. A construção e a aplicação de um jogo educativo sobre as doenças crônicas não transmissíveis voltado para o estudante de enfermagem, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica de Assis Pedro D'Arcádia Neto, Assis, 2024. |
Abstract: | A formação dos técnicos em enfermagem engloba um conjunto de competências, habilidades e bases tecnológicas específicas que direcionam ao processo de cuidar integral, entre essas bases, encontram-se as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). Esse trabalho trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo descrever a criação e implementação de um jogo educativo sobre as DCNT, com a finalidade de compreender essa temática de forma dinâmica e divertida. Com isso, foi desenvolvido um jogo com sinais e sintomas das DCNT, para facilitar o processo de aprendizagem, tratando-se de um relato de experiência, com o objetivo de descrever a criação e a implementação de um jogo educativo, voltado aos estudantes de um Curso Técnico em Enfermagem do interior de Estado de São Paulo. No primeiro momento, foi desenvolvido o protótipo do jogo para avaliação do professor e teste dos autores, depois de aprovado foi personalizado o jogo Cara a Cara da fabricante Estrela, para o jogo oficial e apresentado para os alunos dos outros módulos do curso. Durante a experimentação, foram observados pontos positivos, negativos e de melhorias do jogo. Os alunos apresentaram dificuldade em associar os sinais e sintomas às patologias e com isso tiveram dificuldade para jogar, por falta de uma abordagem prévia do conteúdo em sala de aula. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21229 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC DOENÇAS CRÔNICAS 2024 (1).pdf | 244.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.