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Título: O papel do marketing em instituições sociais: um estudo na associação voluntária do câncer Dr. Fuade Haddad de Palmital - SP
Autor(es): SILVA, Giulia Kamily Barbosa da
RODRIGUES, Julia Corado
DAVANÇO, Maria Júlia Gaspar
MENEZES, Maria Vitória Zaneti
RODRIGUES, Natália Vitória dos Santos
GARCIA, João Otávio Pereira Garcia
Orientador(es): FADEL, Valdiza Maria do Nascimento
Outro(s) contribuidor(es): SANT'ANA, Bruna Elisa Gasparini
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Marketing;Trabalho voluntário;Ação social
Data do documento: 12-Dez-2023
Editor: 164
Referência Bibliográfica: DAVANÇO, Maria Júlia Gaspar et al. O papel do marketing em instituições sociais: um estudo na associação voluntária do câncer Dr. Faude Haddad de Palmital - SP. Orientador: Valdiza Maria do Nascimento Fadel. 2024. 19 p. Artigo científico (Administração integrado ao ensino médio) - Etec Professor Mário Antonio Verza, Palmital, São Paulo, 2023.
Resumo: A propagação e fortalecimento da imagem institucional representa um desafio contínuo para as organizações de um modo geral, visto que demanda a adoção de estratégias de marketing eficazes. Neste contexto, esta realidade se torna ainda mais evidente em organizações sociais, que muitas vezes são geridas por voluntários, que não possuem formação ou experiência administrativa. Diante disso, o objetivo geral desse estudo trata-se da identificação da importância das ferramentas do marketing estratégico que podem ser mobilizadas no fortalecimento da imagem das instituições sociais, assim como na atração de voluntariados. Para tanto, foram feitas pesquisas bibliográficas, levantamentos de campo para identificar o conhecimento da população em relação a uma Associação voluntária atuante no município de Palmital - SP, bem como uma entrevista com as gestoras da instituição para compreender as dificuldades existentes. Em contrapartida, foi possível constatar diversos desafios, dos quais destacam-se a dificuldade em atrair voluntários, sobretudo, os jovens, assim como a adoção de estratégias sistematizadas de marketing para divulgar as ações e projetos junto a sociedade e conseguir maior engajamento da população. Ademais, os resultados indicaram que os canais digitais, principalmente as redes sociais, seriam os mais relevantes frente a esta realidade.
The propagation and strengthening of institutional image represents an ongoing challenge for organizations in general, as it requires the adoption of effective marketing strategies. This reality becomes even more evident in social organizations, which are often managed by volunteers who lack formal training or administrative experience. Therefore, the overall objective of this study is to identify the importance of strategic marketing tools that can be mobilized to strengthen the image of social institutions, as well as to attract volunteers. To this end, bibliographic research and field surveys were conducted to identify the population's knowledge regarding a volunteer association active in the municipality of Palmital - SP, as well as an interview with the institution's managers to understand the existing difficulties. In contrast, several challenges were noted, including the difficulty in attracting volunteers, especially young people, as well as the adoption of systematic marketing strategies to publicize actions and projects within society and achieve greater public engagement. Moreover, the results indicated that digital channels, particularly social media, would be the most relevant in addressing this reality.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20055
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