Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17668
Título: Como o ambiente educacional atua na capacitação de deficientes físicos e sensoriais com destino a área corporativa na Grande São Paulo.
Autor(es): SANTOS, Eduardo Martins dos
ALBUQUERQUE, Gabriela da Silva
OLIVEIRA, Gabriela da Silva Braga
LEAL, Isabella Teixeira
GUIMARÃES, Mariana de Oliveira
COSTA, Nicolly Assis
Orientador(es): SILVA, Gisele Leite
BRAZ, Thomas Junqueira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Pessoas com deficiência física;Inclusão social;Mercado de trabalho;Acessibilidade ao meio físico
Data do documento: Dez-2023
Editor: 222
Referência Bibliográfica: SANTOS, Eduardo Martins dos; ALBUQUERQUE, Gabriela da Silva; OLIVEIRA, Gabriela da Silva Braga; LEAL, Isabella Teixeira; GUIMARÃES, Mariana de Oliveira; COSTA, Nicolly Assis. Como o ambiente educacional atua na capacitação de deficientes físicos e sensoriais com destino a área corporativa na grande São Paulo; 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Tecnico de Administração) – Etec de Cotia, Cotia, 2023.
Resumo: O tema central aborda a capacitação de pessoas com deficiência física e sensorial para a integração no ambiente corporativo, enfatizando a necessidade de preparação nas instituições educacionais, além das cotas. A escolha surge da exclusão social decorrente da falta de ênfase nas cotas para a capacitação acadêmica, visando promover um sistema educacional inclusivo, alinhado à busca por igualdade segundo o censo escolar de 2018. O desenvolvimento abrange definição de PCDs, inclusão, histórico, direitos legais, acessibilidade, formação pedagógica, contratações, pesquisa de campo e estudo de caso. Procedimentos para validar teorias envolveram abordagem quantitativa, pesquisa básica e revisão bibliográfica, com destaque para a necessidade de um questionário estruturado na pesquisa quantitativa via Google Forms, realizada de 22 de setembro a 25 de outubro de 2023. Resultados evidenciam desafios de acessibilidade nas escolas brasileiras para PCDs, destacando a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e a adaptação dos respondentes à estrutura escolar. Na esfera profissional, a falta de acessibilidade é a principal dificuldade, com reconhecimento de empresas por práticas exemplares de inclusão. A pesquisa mostra divisão no conhecimento das leis para PCDs, sublinhando a importância da conscientização sobre os direitos. A proposta de construir escolas eficazes é respaldada pelos dados, mas destaca a urgência de ações para superar desafios e promover a inclusão. O questionário educacional revela falta de especialização na formação para lecionar a PCDs, com interesse em cursos especializados. Considerações finais confirmam a falta de dependências acessíveis em algumas escolas da Grande São Paulo. A proposta de construir escolas eficazes é respaldada pela identificação clara dos desafios enfrentados por estudantes com deficiências, ressaltando a urgência de um ambiente educacional mais inclusivo. Sugere-se a introdução de cursos preparatórios e educação especial nos currículos para promover uma melhor qualidade de ensino, analisando o impacto dessas práticas na capacitação de PCDs para a inserção no mercado de trabalho na Grande São Paulo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17668
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COMO O AMBIENTE EDUCACIONAL ATUA NA CAPACITAÇÃO.pdf
  Restricted Access
885.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TERMO DE AUTORIZACAOComo o ambiente educacional atua na.pdf
  Restricted Access
3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.